Vessel: A nova atração turística de Nova York

CONHEÇA O VESSEL, O VISIONÁRIO PROJETO DE ARQUITETURA E DESIGN QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO NA ÁREA DE HUDSON YARD.

POR GABRIEL CARDOSO

revista-dell-ambiente-m dos maiores pro­je­tos de reur­ban­iza­ção do mun­do, a con­strução do Hud­son Yard, um dis­tri­to com­er­cial pri­va­do local­iza­do ao oeste do Rio Hud­son. Cus­tan­do 20 bil­hões de dólares, o empreendi­men­to con­ta com um com­ple­to rezonea­men­to da área, a reestru­tu­ração do trans­porte públi­co e a con­strução de múlti­plas tor­res de escritórios. O ambi­cioso empreendi­men­to feito pela Kohn Ped­er­sen Fox, tam­bém será a casa da pecu­liar peça Ves­sel, a esca­da para o nada, que prom­ete ser um dos mais novos pon­tos turís­ti­cos da região.

Thomas Heatherwick’s e a instalação de duzentos milhões

A Estru­tu­ra, con­sid­er­a­da pelo design­er respon­sáv­el como uma das mais com­plexas estru­turas de aço já cri­adas, é com­pos­ta por 154 lances de escadas que ado­tam uma aparên­cia geométri­ca se assemel­han­do a uma colméia, o visu­al orgâni­co da peça facil­mente a desta­ca per­ante aos impo­nentes sete pré­dios com­er­ci­ais do dis­tri­to com­er­cial. Com um diâmetro de 15 met­ros e 45 met­ros de altura, a peça prom­ete chamar a atenção de todos os vis­i­tantes de Nova York. A estru­tu­ra de escadas tam­bém é inclu­si­va para pes­soas com cadeiras de rodas, ten­do disponív­el um inco­mum ele­vador cur­vo.

O Pro­je­to Ves­sel, acabou por reunir duas pes­soas com car­ac­terís­ti­cas muito úni­cas, o Design­er e Arquite­to respon­sáv­el pelo pro­je­to Thomas Heatherwick’s, que é con­heci­do por son­har grande com seus pro­je­tos e o bil­ionário Stephen M. Ross, que esta­va dis­pos­to a gas­tar qual­quer din­heiro para entre­gar uma men­sagem. A estru­tu­ra, apel­i­da­da de “The Social Climber” (i.e. A Escadaria Social / O Alpin­ista Social) con­segue pas­sar a men­sagem da grande con­quista que foi o pro­je­to da Hud­son Yards.

Con­struí­do em out­ra local­iza­ção, a estru­tu­ra pre­cisou se deslo­ca­da por uma série de cam­in­hões e veícu­los espe­cial­iza­dos para car­gas ultra pesadas.

Além do pro­je­to Ves­sel, o estú­dio Heatherwick’s tam­bém con­tam com um inter­es­sante port­fólio de pro­je­tos, que abor­dam des­de grandes espaços até pequenos obje­tos para o dia a dia.