Existem vantagens em “Instagramificar” seu negócio com decoração comercial?

COM O BOOM DAS MÍDIAS SOCIAIS, COMERCIANTES DO MUNDO INTEIRO VIRAM AS VANTAGENS DE SE TER UM NEGÓCIO COM DECORAÇÃO COMERCIAL QUE DESPERTE O INTERESSE EM SEUS CONSUMIDORES.

POR GABRIEL CARDOSO

A rede social Insta­gram foi cri­a­da em 2010 e teve seu altos e baixos, porém seu impacto no imag­inário social hoje é indis­cutív­el. Des­de as novas profis­sões que sur­gi­ram, como os influ­en­ci­adores, assim como as diver­sas lojas que vivem em função da atmos­fera com­er­cial den­tro da platafor­ma. O impacto da rede foi muito mais que com­er­cial, pois a “neces­si­dade” de se fotogra­far tudo que é fotografáv­el, acabou apu­ran­do muito mais a visão fotográ­fi­ca dos usuários nos detal­h­es de dec­o­ração e ilu­mi­nação. Como for­ma de aten­der a essa nova e van­ta­josa deman­da, arquite­tos e design­ers de inte­ri­ores vêm se espe­cial­izan­do em dec­o­ração “Insta­grâmi­ca”.

Essa mídia social, hoje com 700 mil­hões de usuários, foi um impor­tante fator para a dis­sem­i­nação de diver­sas tendên­cias e obsessões, como as geleias cro­cantes e out­ros canais com con­teú­dos alter­na­tivos. Sem dúvi­da, uma das maiores tendên­cias pro­movi­das pela platafor­ma, foi a apre­ci­ação da arquite­tu­ra e da dec­o­ração de inte­ri­ores, algo que se esten­deu por toda a rede, sem dis­crim­i­nação de país­es ou região.

Mas como a decoração comercial impacta uma empresa?

Já era sabedo­ria anti­ga que a dec­o­ração val­oriza um esta­b­elec­i­men­to e faz os vis­i­tantes ficarem mais propen­sos a retornar. Porém, o con­ceito usa­do pelos arquite­tos e design­ers de inte­ri­ores era foca­do em como o con­sum­i­dor se sente ao estar no esta­b­elec­i­men­to e não tan­to na foto­ge­nia do espaço.

Essa foto­ge­nia não é ape­nas perce­bi­da nos grandes espaços gerais do esta­b­elec­i­men­to. Até mes­mo espaços que não dev­e­ri­am rece­ber atenção dos con­sum­i­dores, pas­saram a rece­ber destaque com o olhar dos usuários do Insta­gram, que vivem na bus­ca de novas ima­gens para enfeitar suas redes.

Além dos bene­fí­cios tradi­cionais, como o maior tem­po de per­manên­cia, o pro­pri­etário pode ter como bene­fí­cios a maior pre­sença on-line ao com­par­til­har fotografias do local nas mídias dig­i­tais, além do even­tu­al inter­esse de conexões dos usuários para vis­i­tar o esta­b­elec­i­men­to.

Obsessões dos usuários do Instagram

Geral­mente, todos os usuários do Insta­gram têm uma “obsessão” fotográ­fi­ca que é acom­pan­ha­da reli­giosa­mente, sejam elas mod­e­los, pais­agens, quadrin­hos ou vídeos. Em relação à dec­o­ração, todos os aspec­tos do esta­b­elec­i­men­to podem ser agradáveis para o con­sum­i­dor, pas­san­do por sua ilu­mi­nação nat­ur­al, pelo piso, pela mobília e até mes­mo os ban­heiros.

Encon­trar um arquite­to que con­heça as tendên­cias e ten­ha olhar fotográ­fi­co pode ser um difer­en­cial para sua empre­sa, aux­il­ian­do a  aten­der suas neces­si­dades com­er­ci­ais, seu gos­to pes­soal e trans­for­man­do a fotografia do seu ambi­ente para con­quis­tar os usuários do Insta­gram.