Tudo sobre reforma de cozinha com Ilha

CRIE ESSE ESPAÇO MULTIUSO QUE VAI DEIXAR A SUA COZINHA MAIS BONITA E COM MAIS UTILIDADE

POR TAMIRES CRISCIO

revista-dell-ambiente-m dos maiores son­hos das pes­soas que admi­ram uma bela coz­in­ha é poder realizar uma refor­ma de coz­in­ha com ilha. Este móv­el se tor­na parte vital do ambi­ente, sendo o coração da coz­in­ha e per­mitin­do que ela gan­he muito mais charme e tam­bém mais ativi­dades.

A ilha pode ser um espaço extra para preparar os ali­men­tos, para guardar os obje­tos da coz­in­ha, para rece­ber o fogão, e tam­bém out­ros eletrodomés­ti­cos. Além dis­so, pode servir como pia, como mesa para refeições, entre muitas out­ras apli­cações. Bas­ta ter cria­tivi­dade e a refor­ma de coz­in­ha com ilha pode tornar o que você quis­er.

Da onde surgiu a reforma de cozinha com ilha?

As primeiras coz­in­has com ilha sur­gi­ram nos Esta­dos Unidos durante o perío­do colo­nial. Essas ilhas eram o cen­tro da casa e onde os ali­men­tos eram prepara­dos, prin­ci­pal­mente o pão. Durante todo o sécu­lo XX, essa estru­tu­ra per­maneceu como cen­tro do lar amer­i­cano. Hoje, elas ain­da são uti­lizadas, mas com novos mate­ri­ais, cores e designs.

Fazer ou não fazer a reforma de cozinha com ilha?

A refor­ma de coz­in­ha com ilha é um con­ceito que tem muda­do a vida das pes­soas que o imple­men­tam isso porque a ilha traz diver­sos bene­fí­cios para a coz­in­ha, se tor­nan­do o cen­tro de todas as oper­ações e pos­si­bil­i­tan­do uma boa movi­men­tação. Uma ilha real­mente per­mite uma maior inter­ação entre as pes­soas ao redor da comi­da. A úni­ca questão que deve te impedir é em relação ao taman­ho, já que você pre­cisa de espaço para pas­sar e tam­bém espaço para abrir os armários. Se o espaço de sua coz­in­ha é lim­i­ta­do, talvez inve­stir em uma ilha não seja a mel­hor opção.

9 Pontos relevantes sobre reforma de cozinha com ilha

Vamos apon­tar alguns pon­tos rel­e­vantes para que você este­ja mais infor­ma­do na hora de realizar a sua refor­ma de coz­in­ha com ilha.

  1. Ten­ha sem­pre um obje­ti­vo com a ilha, pois senão você só vai traz­er um empecil­ho para o trân­si­to da coz­in­ha.
  2. Quan­to maior a ilha, mais uso ela deve ter.
  3. Use mate­ri­ais inteligentes e que não vão ser dan­i­fi­ca­dos com o tem­po.
  4. Não se esqueça de insta­lar tomadas na ilha, mes­mo que ela seja ape­nas para armazena­men­to.
  5. Se pre­ocupe sem­pre com o con­for­to, a ilha deve traz­er sem­pre mais con­for­to para a casa.
  6. Não existe a ilha pronta per­fei­ta, como cada lar tem as suas neces­si­dades é sem­pre mel­hor faz­er um pro­je­to do zero e de acor­do com as suas especi­fi­cações.
  7. Ilhas podem ser tan­to aber­tas como fechadas, as aber­tas são mais baratas, mas expõe seus per­tences, as fechadas o con­trário.
  8. Você deve inve­stir em um bom acaba­men­to na parte supe­ri­or, já que essa é a parte que vai rece­ber mais destaque.
  9. Lem­bre-se sem­pre a coz­in­ha deve for­mar um triân­gu­lo entre fogão, geladeira e pia.

Como fazer a reforma de cozinha com ilha?

Abaixo vamos respon­der algu­mas per­gun­tas impor­tantes sobre refor­ma de coz­in­ha com ilha.

Quanto custa fazer uma ilha na cozinha?

A refor­ma de coz­in­ha com ilha é mais acessív­el do que se imag­i­na. O que vai cus­tar mais caro são os armários, os eletrodomés­ti­cos e todos os out­ros adornos, já que a estru­tu­ra em si é rel­a­ti­va­mente bara­ta e pode ser fei­ta até mes­mo em alve­nar­ia.

Qual tamanho deve ser a ilha na cozinha?

Um pon­to impor­tante é pen­sar qual deve ser o taman­ho da ilha. É pre­ciso pen­sar que é fun­da­men­tal ter um perímetro que per­mi­ta a cir­cu­lação con­fortáv­el por toda a coz­in­ha. O fogão, a geladeira e a pia devem ser facil­mente aces­sa­dos.

Quais são os tipos de ilha na cozinha?

Um pon­to impor­tante é pen­sar qual deve ser o taman­ho da ilha. É pre­ciso pen­sar que é fun­da­men­tal ter um perímetro que per­mi­ta a cir­cu­lação con­fortáv­el por toda a coz­in­ha. O fogão, a geladeira e a pia devem ser facil­mente aces­sa­dos.

Ilha de Armazena­men­to

Este tipo de ilha dev­erá ter lugar para guardar ali­men­tos, livros de coz­in­ha, eletrodomés­ti­cos, bebidas, e louças. Não se esqueça das gave­tas e das prateleiras para adi­cionar ain­da mais charme e fun­cional­i­dade.

 Ilha de Preparação de Ali­men­tos

Este tipo de ilha dev­erá ter um bom bal­cão para rece­ber os ali­men­tos, além dis­so, dev­erá ter uma estru­tu­ra resistente a água e a sujeira. O inter­es­sante é cen­tralizar tan­to o lixo orgâni­co e o lixo reci­cláv­el.

Ilha de Jan­tar

Este tipo de ilha dev­erá con­tar com um espaço ide­al para colo­car os joel­hos. Além dis­so, é pre­ciso estu­dar bem a sua altura com a altura das cadeiras. A ilha dev­erá ser tão con­fortáv­el como uma mesa.

Ilha de Coz­i­men­to de Ali­men­tos

Este tipo de ilha dev­erá con­tar com um fogão ou um cook top e um forno eletrôni­co. Além dis­so, esse tipo de coz­in­ha pre­cisa de um bom cuida­do com a segu­rança, já que é um dos mais perigosos e com maior risco de incên­dios.

Quais são os formatos de ilha na cozinha?

Além do for­ma­to tradi­cional que é o quadrado/retangular, a refor­ma de coz­in­ha com ilha pode dar origem há out­ros muitos for­matos, entre eles:

For­ma­to em L

 Este é um dos for­matos mais indi­ca­dos para quem quer ter tan­to uma ilha de coz­i­men­to de ali­men­tos como tam­bém mesa.

For­ma­to em T

Este é um for­ma­to para quem tem uma coz­in­ha de grande com­pri­men­to, e mais estre­i­ta, pois, per­mite aproveitar bem o espaço. Pode servir tan­to como mesa como tam­bém como coz­i­men­to e preparação dos ali­men­tos.

For­ma­to em Cur­va

Está uma out­ra for­ma de dar um design difer­en­ci­a­do e ain­da mais mod­er­no e ino­vador para a coz­in­ha. Lem­bran­do que este tipo de ilha perde espaço, mas dá mais espaço para cir­cu­lação.

Outras aplicações de uma ilha na cozinha?

Pias

Você tam­bém pode colo­car pias na sua ilha coz­in­ha, crian­do uma estação de lavagem de louças.

Refrig­er­adores

Se você pre­cisa armazenar muitos ali­men­tos ou o con­trário, talvez uma geladeira tradi­cional não fun­cione para você. Dessa maneira, você pode cri­ar uma ilha de refrig­er­adores cus­tomizadas.

Máquina de Lavar e secar louça

Se a sua coz­in­ha não tem espaço sufi­ciente para rece­ber os eletrodomés­ti­cos extras, ou se você não gos­ta que eles fiquem expos­tos, cri­ar uma ilha pode ser a solução para colocá-los.

Máquina de Lavar e secar louça

Se a sua coz­in­ha não tem espaço sufi­ciente para rece­ber os eletrodomés­ti­cos extras, ou se você não gos­ta que eles fiquem expos­tos, cri­ar uma ilha pode ser a solução para colocá-los.

Principais materiais da ilha de cozinha

Ago­ra vamos lis­tar quais são os prin­ci­pais mate­ri­ais uti­liza­dos na ilha de coz­in­ha:

Már­more

O már­more é um mate­r­i­al mais caro, mas dá um acaba­men­to lin­do para coz­in­ha. Além dis­so, é super-resistente e duráv­el. Com ele é pos­sív­el faz­er uma coz­in­ha clás­si­ca e mod­er­na.

Madeira

A madeira é tam­bém um mate­r­i­al de alto padrão, mas é pre­ciso ficar esper­to com a escol­ha do tom, mais claro mais aber­ta a coz­in­ha, mais escuro mais fecha­da a coz­in­ha. A madeira sem­pre traz mais aconchego.

Plás­ti­co

O plás­ti­co é o mate­r­i­al mais acessív­el e que pode ser o ide­al para quem não quer gas­tar muito. Busque por um bom reves­ti­men­to.

Aço-inox

O aço-inox é um dos mate­ri­ais mais caros, mas que deixa a coz­in­ha com um aspec­to super mod­er­no e ino­vador, além de ser para vida inteira. A sua van­tagem é a facil­i­dade de limpeza.

O vidro é um mate­r­i­al tam­bém fácil de limpar, ide­al para casas sem cri­ança. Deixa o ambi­ente mais clás­si­co, sofisti­ca­do e ele­gante.

Vale ressaltar, que você pode mis­tu­rar mais de um mate­r­i­al para cri­ar sua ilha ide­al.

Esper­amos que com essas infor­mações você crie a refor­ma de coz­in­ha com ilha per­fei­ta para o seu lar. A sua coz­in­ha merece ser o espaço ide­al para per­mi­tir a maior união e inter­ação no seu lar.