TUDO O QUE A SUA COZINHA PLANEJADA PRECISA

A cozinha planejada é a melhor solução tanto para grandes ou pequenos espaços

POR TAMIRES CRISCIO

Tem gente que diz que o lugar mais impor­tante da sua casa é a coz­in­ha, já que é nela que tudo acon­tece. Com a ali­men­tação sendo a base da vida da humanidade, a coz­in­ha se tor­na real­mente um local sagra­do den­tro de qual­quer lar. É lá que cada refeição é prepara­da, que os ami­gos são rece­bidos e que as dis­cussões mais impor­tantes podem acon­te­cer.

Por mais que os moradores não gostem de coz­in­har, a coz­in­ha sem­pre aca­ba sendo uti­liza­da, nem que seja para esquen­tar a comi­da

con­ge­la­da no microon­das ou faz­er um cafez­in­ho na cafeteira elétri­ca. Das famílias grandes, aos casais e os solteiros, cada coz­in­ha tem sua história e seu papel.

Se os moradores amam a arte da culinária e da gas­trono­mia, esse espaço se tor­na o seu refú­gio e por isso pre­cisa abri­gar todos os seus equipa­men­tos. Pen­san­do nis­so, há diver­sos pon­tos a serem lev­a­dos em con­ta quan­do o pro­je­to envolver o plane­ja­men­to de uma coz­in­ha.

Tudo que sua cozinha planejada precisa -

Quais são os eletrodomésticos e utensílios básicos de uma cozinha?

Antes de tudo, é pre­ciso pen­sar em todos os eletrodomés­ti­cos e uten­sílios bási­cos necessários den­tro de uma coz­in­ha. Você não pre­cisa ter tudo isso, mas pen­san­do

nos seus obje­tos, você con­segue pen­sar no que você vai pre­cis­ar den­tro de sua coz­in­ha plane­ja­da.

revista-dell-ambiente-tudo-que-sua-cozinha-planejada-precisa

Lista de eletrodomésticos básicos em uma cozinha

Ess­es eletrodomés­ti­cos são os mais bási­cos em uma coz­in­ha e, diante de um pro­je­to, é fun­da­men­tal decidir se você vai tê-los em casa já pen­sar em um lugar cer­to para cada um:

 

Fogão

 

Coifa

 

Geladeira

 

Freez­er

 

Microon­das

 

Liq­uid­i­fi­cador

 

Bat­edeira

 

Cafeteira

 

Grill

 

Tor­radeira 

 

Forn­in­ho elétri­co

 

San­duicheira

Lista de utensílios básicos em uma cozinha

Além dos eletrodomés­ti­cos, cada coz­in­ha recebe alguns uten­sílios bási­cos, entre eles, estão:

 

Jogo de Pan­elas

 

Con­jun­to e Pratos

 

Con­jun­to de tal­heres

 

Con­jun­to de for­mas

 

Pan­ela de Pressão

 

Chaleira e Leit­eira

 

Copos e Xícaras

 

Tige­las

 

Potes plás­ti­cos

Como fazer uma cozinha planejada? Passo a Passo

A coz­in­ha plane­ja­da é sinôn­i­mo de soluções e de orga­ni­za­ção, um local onde cada coisa vai real­mente ter o seu lugar.

Faz­er uma coz­in­ha plane­ja­da deve ser uma coisa gos­tosa, em que cada pas­so deve ser cur­tido, por isso faça tudo com cal­ma e com muito plane­ja­men­to para não ter arrependi­men­tos.

Primeiro Passo: Qual é o tamanho de sua cozinha?

Antes de tudo, você vai pre­cis­ar definir qual é o taman­ho de sua coz­in­ha. Para isso, ten­ha bem claras as metra­gens, como tam­bém onde será posi­ciona­da a pia, com as torneiras e as tomadas. Isso vai definir muito o design da coz­in­ha. Nes­sa hora, você vai definir o espaça­men­to.

Segundo Passo: Qual é o tipo de cozinha que você quer?

Quan­do você já sou­ber o taman­ho e o posi­ciona­men­to dos eletrodomés­ti­cos prin­ci­pais, fogão e geladeira, você tem que definir qual é o esti­lo de coz­in­ha que você quer. Se você pref­ere um esti­lo mais mod­er­no ou um esti­lo rús­ti­co, além dis­so, nes­sa hora vai definir se quer ter uma ban­ca­da para com­er ou uma mesa, como tam­bém se quer ter uma ilha no cen­tro da coz­in­ha.

Terceiro Passo: Qual vai ser a quantidade de armários?

A grande van­tagem da coz­in­ha plane­ja­da é a pos­si­bil­i­dade infini­ta de armários para tudo. Você pre­cisa pen­sar em tudo o que vai ter que aco­modar em sua coz­in­ha, como eletrodomés­ti­cos, uten­sílios e man­ti­men­tos. Você vai ter área para alo­car vin­hos? Um can­tinho do café?  Uma parede de espe­cia­rias? Um suporte para pan­elas? Ques­tione-se sobre todas as pos­si­bil­i­dades de espaços.

Quarto Passo: Pesquise por referências

Quan­to mais refer­ên­cias você tiv­er, mais fácil será visu­alizar a sua coz­in­ha plane­ja­da. Os profis­sion­ais da área têm diver­sos recur­sos para isso, mas você pre­cisa ter uma ideia clara do que está queren­do para facil­i­tar o tra­bal­ho deles.

Quinto Passo: Desenhos e Orçamentos

Depois que você tiv­er uma ideia clara do que você pre­cisa, está na hora de pedir desen­hos e orça­men­tos. Você pode ir fazen­do ajustes de acor­do com o seu orça­men­to e com as suas neces­si­dades.

Pontos-chaves de uma cozinha planejada

Em toda coz­in­ha plane­ja­da é pre­ciso pen­sar em alguns pon­tos-chaves, entre eles:

revista-dell-ambiente-tudo-que-sua-cozinha-planejada-precisa

1.  Iluminação da cozinha:

Quan­to mais neu­tra e nat­ur­al a ilu­mi­nação, mel­hor a coz­in­ha fica. A parte onde os ali­men­tos serão prepara­dos pre­cisa ser a mais ilu­mi­na­da. Use lâm­padas flu­o­res­centes que econ­o­mizam ener­gia e deix­am a coz­in­ha mais clara. Você tam­bém pode colo­car acaba­men­tos com pon­tos de ilu­mi­nação.

2. Segurança da cozinha:

Pense a coz­in­ha para garan­tir o máx­i­mo de segu­rança para todos. É fun­da­men­tal ficar bem aten­to à saí­da de gás, pois não pode ser blo­quea­da. Qual­quer erro nesse seg­men­to pode ser moti­vo de refor­ma futu­ra. Out­ro cuida­do impor­tante é com o posi­ciona­men­to das lix­eiras e, se pos­sív­el, evite lix­eira na pia e lem­bre-se de sep­a­rar reci­cláveis dos restos orgâni­cos.

4. Posicionamento do Fogão/Pia/Geladeira na cozinha:

Esse é um dos posi­ciona­men­tos mais impor­tantes, pois é ele que vai garan­tir que a coz­in­ha seja real­mente um espaço fun­cional para o preparo das refeições.

5. Otimizar todos os espaços: cantos, quinas e superiores:

Esse é um dos posi­ciona­men­tos mais impor­tantes, pois é ele que vai garan­tir que a coz­in­ha seja real­mente um espaço fun­cional para o preparo das refeições.

6. Gavetas fundas

Hoje em dia está muito comum uti­lizar gave­tas mais fun­das para aco­modar tan­to as pan­elas como tam­bém potes plás­ti­cos. Essas gave­tas são mais práti­cas do que armários debaixo da pia.

7. Portas transparentes ou sem portas

As por­tas trans­par­entes ou armários sem por­tas são uma boa opção para quem gos­ta de uma coz­in­ha mais práti­ca. Mas isso é uma escol­ha pes­soal, já que para quem é des­or­ga­ni­za­do pode ser pior deixar os obje­tos apare­cen­do. Além dis­so, existe uma maior neces­si­dade de limpeza. Essa é uma boa opção para coz­in­has peque­nas, pois deixa o ambi­ente com aparên­cia ampla.

8. Eletrodomésticos suspensos

Para quem não tem muitas ban­cadas ou pref­ere espaços mais vazios, uma exce­lente opção é deixar os eletrodomés­ti­cos mais sus­pen­sos, prin­ci­pal­mente os portáteis. Há tam­bém fogões e geladeiras sus­pen­sas, mas ess­es são mais caros. O inves­ti­men­to vale a pena para quem quer uma coz­in­ha com­pacta e super mod­er­na.

9. Colorido

As cores nas coz­in­has estão cada dia mais sendo uti­lizadas e elas podem ser inseri­das como detal­h­es, como cor de móveis ou de pare­des.

10. Escorredor de louças

Há opção de colo­car os escorre­dores de louças den­tro de armários próprios para isso, com saí­da de água. Essa é uma opção para quem real­mente gos­ta tudo em seu lugar e não quer as louças secan­do na pia. Tam­bém é uma boa opção para coz­in­has com pias peque­nas.

11. Embutidos

Out­ro exem­p­lo é um suporte inter­no para papel alumínio, papel toal­ha e rolo de plás­ti­co que tam­bém sai de den­tro do armário. Ou que pode ficar sus­pen­so com um suporte especí­fi­co. Pense isso tam­bém para tem­per­os e panos de pra­to. Você pode cus­tomizar suportes para tudo den­tro de sua coz­in­ha plane­ja­da.

12. Suporte para tudo

 Quan­to mais soluções você encon­trar para cada espaço de for­ma embu­ti­da, mais cus­tomiza­da a sua coz­in­ha será. Um dess­es exem­p­los é uma tábua para cor­tar ali­men­tos que é inseri­da den­tro de um armário de chão. Você a puxa quan­do pre­cisa uti­lizá-la e a guar­da quan­do está sem uso.  

Quando a cozinha também é lavanderia

Geral­mente, muitas casas e aparta­men­tos têm suas coz­in­has bem próx­i­mas das lavan­de­rias. Em out­ros casos, de espaços ain­da menores, a lavan­de­ria é jun­to com a coz­in­ha. Se você for faz­er uma coz­in­ha plane­ja­da,

você tam­bém con­segue soluções cria­ti­vas. A mais fácil é cri­ar um armário tan­to para colo­car a máquina de lavar como a máquina de secar.

Cozinhas Planejadas bem pequenas

Para as coz­in­has peque­nas, a coz­in­ha plane­ja­da é a mel­hor solução. Mes­mo que só ten­ha espaço para um cook top e uma mini geladeira. Há soluções especí­fi­cas, entre elas: uti­lizar bem as pare­des, faz­er armários embu­ti­dos altos e fun­dos, ter muitos suportes e uti­lizar todos os espaços e cada milímetro do chão até o teto. Ter uma coz­in­ha plane­ja­da é uma exce­lente escol­ha

para quem bus­ca mais con­for­to e como­di­dade. Um pro­je­to desen­volvi­do exclu­si­va­mente para as suas neces­si­dades vai deixar o seu dia a dia muito mais fácil e faz­er da sua coz­in­ha um ambi­ente mais agradáv­el, seja ela super peque­na ou enorme. Pense em cada um dess­es detal­h­es lis­ta­dos antes de plane­jar a sua. Sua coz­in­ha agradece.