Nova tendência: sala moderna e elegante

INVISTA EM UMA SALA MODERNA, ACONCHEGANTE E REQUINTADA

POR: TANIA LISBOA

Nova tendência: conheça o que faz de uma sala moderna e elegantesala de estar é o cômo­do que mais chama atenção em uma residên­cia e, por se tratar de um cen­tro de con­vivên­cia e des­can­so, vale o inves­ti­men­to na sua dec­o­ração. Pen­san­do no con­for­to e bem-estar dos moradores e de seus vis­i­tantes, que tal inve­stir em uma sala mod­er­na, boni­ta, acol­he­do­ra e cheia de esti­lo?

   Para a com­posição de uma sala mod­er­na é impre­scindív­el que o mobil­iário e demais itens de dec­o­ração este­jam alin­hados com o espaço, as suas dis­posições devem ser feitas em lugares ade­qua­dos e que não obstru­am a cir­cu­lação dos moradores.

   Aposte em soluções práti­cas e fun­cionais: se você gos­ta do esti­lo min­i­mal­ista, poderá adotá-lo facil­mente, já que nesse tipo de dec­o­ração uti­lizamos ape­nas os ele­men­tos necessários. O seg­re­do é usar o mín­i­mo pos­sív­el, tor­nan­do o ambi­ente mais limpo, equi­li­bra­do e agradáv­el, pois esse esti­lo tam­bém dis­põe do poder de aumen­tar a sen­sação de ampli­tude do espaço.

Nova tendência: conheça o que faz de uma sala moderna e elegante

   Na sala mod­er­na, podemos uti­lizar uma pale­ta de cores com tons neu­tros e cores claras. O cin­za é con­sid­er­a­do coringa, ou cores escuras nas pare­des, por exem­p­lo, as quais reme­tem a um toque de ousa­dia. A uti­liza­ção das cores mais vivas e fortes, até mes­mo nos obje­tos de dec­o­ração, deve ser mod­er­a­da e, prin­ci­pal­mente, estar em har­mo­nia com as tonal­i­dades neu­tras, como o cin­za por exem­p­lo. A dec­o­ração em pre­to e bran­co, P&B, é clás­si­ca, atem­po­ral, e deixa a sala mod­er­na e ele­gante. Usar uma cor pre­dom­i­nante, que har­mo­nize com os ele­men­tos de out­ras tonal­i­dades, ou aproveitar as vari­ações de tons de uma mes­ma cor, resul­ta em um lin­do e con­fortáv­el ambi­ente.

Nova tendência: conheça o que faz de uma sala moderna e elegante

   A ilu­mi­nação ade­qua­da traz con­for­to visu­al e a inter­fer­ên­cia dos seus ele­men­tos, como pon­tos de ilu­mi­nação com spots e pen­dentes, por exem­p­lo, na dec­o­ração da sala mod­er­na pode ser fei­ta de maneira sutil e disc­re­ta ou como destaque espe­cial, a exem­p­lo de uma luminária pen­du­lar em uma tonal­i­dade vibrante.

Nova tendência: conheça o que faz de uma sala moderna e elegante

   A dec­o­ração da sala mod­er­na tam­bém pode ser fei­ta de uma maneira sim­ples e, nesse caso, o mais impor­tante é alin­har con­for­to, prati­ci­dade, sofisti­cação e beleza em uma ambi­en­tação que rev­ele a per­son­al­i­dade dos seus moradores sem pecar nos exces­sos. Escol­ha móveis requin­ta­dos, fab­ri­ca­dos a par­tir de mate­ri­ais de boa qual­i­dade, os sofás devem ser con­fortáveis e sofisti­ca­dos, aque­les com design em lin­has retas são muito uti­liza­dos em dec­o­rações mod­er­nas, já os painéis de TV, estantes ou racks devem apre­sen­tar um design mais limpo e sutil. Só uti­lize poltronas, pufs e mesin­has lat­erais se não forem atra­pal­har a pas­sagem ou a flu­idez do espaço.

Nova tendência: conheça o que faz de uma sala moderna e elegante

   A sutileza dos detal­h­es dão um toque de charme no resul­ta­do final, mas é pre­ciso tomar cuida­do para não sobre­car­regar os móveis com obje­tos dec­o­ra­tivos. Caso dispon­ha de espaço, invista em mesin­has de cen­tro com design ino­vador e as de mod­e­los espel­ha­dos podem faz­er efeitos orig­i­nais ao refle­tir a estam­pa do tapete ou a cor do esto­fa­do.

   A uti­liza­ção de ele­men­tos mar­cantes como quadros grandes, almo­fadas com estam­pas abstratas, tapetes com pin­turas geométri­c­as con­fer­em um ar de aut­en­ti­ci­dade ao pro­je­to. O uso de plan­tas, bem como vasos, man­tas e out­ros itens dec­o­ra­tivos são os respon­sáveis por imprim­ir o gos­to pes­soal dos donos ao imóv­el.

Nova tendência: conheça o que faz de uma sala moderna e elegante