O guia completo da sala decorada: tudo o que você precisa saber

VEJA AS MELHORES DICAS PARA VOCÊ DECORAR A SUA SALA, SEJA ELA DO TAMANHO E DA FINALIDADE QUE FOR

POR TAMIRES CRISCIO

 sala é um ambi­ente para rece­ber, seja você depois de um dia de tra­bal­ho ou as vis­i­tas no final de sem­ana, para isso ela deve ser con­fortáv­el e aconchegante. Out­ros aspec­tos que a sala deve ter são per­son­al­i­dade e beleza. Já que ela rep­re­sen­ta você e toda a sua casa.

Se você quer uma sala dec­o­ra­da com tudo isso, sep­a­ramos algu­mas dicas, mes­mo que ela seja peque­na é pos­sív­el uti­lizar os espaços de for­ma inteligente, já se tam­bém dividir o ambi­ente para out­ras final­i­dades, há truques que podem deixá-la ain­da mais mod­er­na e ele­gante.

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Por isso, há solução para tudo den­tro da sala dec­o­ra­da, bas­ta você sep­a­rar o seu orça­men­to e ir em bus­ca de ideias, aqui te damos algu­mas dicas para facil­i­tar o seu tra­bal­ho.

10 pontos principais da sala decorada

Antes de começar a pen­sar em como mon­tar a sua sala dec­o­ra­da, sep­a­ramos 10 pon­tos prin­ci­pais que pre­cisam ser lev­a­dos em con­ta:

1.Iluminação

revista-dell-ambiente-sala-decorada

A sua sala pre­cisa apre­sen­tar uma boa ilu­mi­nação, se você não gos­ta de san­ca, não tem prob­le­ma. Capriche nos lus­tres. Além dis­so, espal­har luminárias pelas pare­des ou as de chão deixa o ambi­ente muito char­moso.

2. Piso

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Há tan­tas opções de acaba­men­tos para o piso para todos os gos­tos e bol­sos, pense em um piso que você goste, mas que seja fácil de man­ter, além dis­so, ele tem que com­bi­nar com o esti­lo de móveis.

3. Móveis

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Se você já tem alguns móveis, a primeira ideia pode ser pen­sar em refor­ma, se ain­da não tem, invista sem­pre nos de qual­i­dade, mes­mo que você não con­si­ga com­prar tudo de uma vez.

Um sofá bem con­fortáv­el e aconchegante é fun­da­men­tal, não tem nada mel­hor do que isso para relaxar de ver­dade na sua sala dec­o­ra­da.

4. Cortinas

revista-dell-ambiente-sala-decorada

As corti­nas tam­bém dão out­ra cara para a sala, pois você pode escol­her ain­da murais e per­sianas, vai do gos­to e do esti­lo que você quer cri­ar. Escol­ha sem­pre corti­nas mais claras para ampli­ar o ambi­ente.

5.Texturas

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Brin­car com as tex­turas é uma boa for­ma de deixar a sua sala dec­o­ra­da com mais per­son­al­i­dade, você pode aplicar nas pare­des, no teto e no chão. Tudo com muito equi­líbrio e requinte para não ficar exager­a­do.

6. Obras de arte

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Muito pouco se fala sobre o inves­ti­men­to em quadros, mas quan­do você está dec­o­ran­do a sua casa, você deve inve­stir neles. Quadros que con­versem com você e colo­quem mais sen­ti­men­to e emoção no seu lar.

Eles são partes impor­tantes da dec­o­ração e devem rece­ber inves­ti­men­tos.

7. Espelhos

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Os espel­hos ou as pare­des espel­hadas são óti­mas soluções para quem tem sala peque­na ou mes­mo com uma sala grande e quer deixá-la ain­da maior. Os espel­hos grandes que vão do chão ao teto e têm uma moldu­ra em rococó ficam lin­dos.

Deixe doura­do se o esti­lo da sala for mais clás­si­co e pinte de bran­co se for mais min­i­mal­ista.

8. Cores

revista-dell-ambiente-sala-decorada

O esque­ma de cores tam­bém deve ser pri­or­i­dade quan­do você estiv­er pen­san­do na sua sala dec­o­ra­da. Crie uma pale­ta de cores de tons mais claros ou mais escuros que se con­versem e se com­ple­mentem, assim fica mais fácil escol­her todos os itens.

Comece pen­san­do na cor das pare­des e se algu­ma rece­berá out­ra cor ou tex­tu­ra. Não use tons muito escuros, assim garan­tirá que o ambi­ente fique amp­lo.

9. Objetos de conforto

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Os tapetes, as man­tas, as almo­fadas são todos obje­tos de con­for­to, eles podem não pare­cer que são tão impor­tantes, mas são eles que garan­tem o aconchego do lar.

Por isso, invista em um tapete que ten­ha von­tade de rolar e man­tas e almo­fadas que, além de boni­tas, sejam macias.

10. Flores e arranjos

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Por fim, mas tão impor­tante quan­to os out­ros itens, as flo­res e arran­jos. Uma casa com flo­res é uma casa que gan­ha vida, por isso invista

sem­anal­mente em flo­res vivas ou crie belos arran­jos de flo­res arti­fi­ci­ais. Com­ple­mente tudo com vasos que com­binem com o esti­lo da sala.

Outros objetos da sala decorada

Além dess­es 10 pon­tos prin­ci­pais, para traz­er per­son­al­i­dade para a sua sala, você terá que inve­stir em out­ros obje­tos, adereços e enfeites, tais como: por­ta-retratos, lem­branças de via­gens, está­tuas, livros, revis­tas,

instru­men­tos musi­cais, escul­turas, caixas, velas, ban­de­jas, bowls, mini coleções, castiçal, ban­cos, incen­sos, gan­chos, tele­fones, reló­gios, por­ta obje­tos, puffs, baú, suportes, luminárias entre muitos out­ros.

Dicas se a sala decorada for pequena

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Use do chão ao teto para dec­o­rar a sua sala peque­na

O grande prob­le­ma da sala peque­na é que pode fal­tar espaço, para isso você terá que usar a cabeça e a cria­tivi­dade para otimizar os espaços. Móveis que são dobráveis e embu­ti­dos são a mel­hor escol­ha.

Mes­mo sendo uma sala peque­na, não ten­ha medo de inve­stir em um sofá maior, afi­nal, é nele que você vai encon­trar aconchego e con­for­to.

Como ela é peque­na, opte tam­bém por esti­los que a val­orizem, tais como: con­tem­porâ­neo, ori­en­tal, min­i­mal­ista e mod­er­no.

Out­ra dica é uti­lizar bem as pare­des do chão ao teto, já que todo espaço é impor­tante, como tam­bém os can­tos e as quinas. Crie armários e estru­turas para aco­modar obje­tos tam­bém embu­ti­dos

Dicas se a sala decorada for grande

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Mes­mo com muito espaço, val­orize os espaços vazios

Já o grande prob­le­ma da sala grande é que ela pode se tornar um grande acú­mu­lo de móveis, o que a deixa com o aspec­to de bagunça e até mes­mo menor do que é. Por isso, evite colo­car muitos obje­tos, mes­mo que haja espaço, deixe uma boa área de cir­cu­lação.

Escol­ha móveis grandes e úni­cos, assim você já garante lugar para todos e não pre­cisa pen­sar em

adi­cionais, além dis­so, ess­es móveis maiores ficam lin­dos e são super mod­er­nos.

Com pare­des maiores, dá von­tade de brin­car com as cores, se for faz­er isso, invista em uma úni­ca cor, mas em tons difer­entes, assim tudo fica har­mo­nioso. Pense sem­pre em deixar a sala a mais are­ja­da pos­sív­el.

Dicas se a sala decorada for mais que sala

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Se a sua sala dec­o­ra­da for uti­liza­da para out­ras final­i­dades, use por­tas de cor­rer e armários para escon­der as out­ras final­i­dades. Sep­a­re tam­bém os cômo­d­os com estantes vazadas, o que deixa o ambi­ente super mod­er­no.

Além dis­so, aplique tex­turas nas pare­des que recebem o out­ro ambi­ente, pois isso cria uma divisória char­mosa.

Outras dicas para a sua sala decorada

Para finalizar, alguns lem­bretes impor­tantes: leve sem­pre as medi­das da sala antes com­prar os móveis, pri­or­ize ao máx­i­mo a cir­cu­lação, pense sem­pre se aque­la dec­o­ração vai deixar a sua sala mais ampla, seja ela peque­na ou grande, invista em tex­turas que deix­em o ambi­ente difer­ente sem ocu­par espaço,

não coloque uma TV nem muito grande e nem muito peque­na para a sala, man­ten­do o ambi­ente pro­por­cional, cuida­do com os cabos e os fios expos­tos, pois devem ficar escon­di­dos, se for ter DVDS e CDs, pense em uma solução para não acu­mu­lar pó. Por fim, menos é mais!

revista-dell-ambiente-sala-decorada

Esper­amos que essas dicas o aju­dem a deixar a sua sala dec­o­ra­da muito mais aconchegante e con­fortáv­el, que seja um ambi­ente com a sua

per­son­al­i­dade e o rece­ba em todos os seus momen­tos. Esse espaço é para você, val­orize-o.