Cansou do piso que reveste sua cozinha?
NUNCA ESTEVE TÃO FÁCIL TROCÁ-LOS, DEVIDO À VARIEDADE OFERECIDA NO MERCADO
POR CRISTIANE OGATA
Cada vez mais a cozinha torna-se um ambiente voltado para a socialização e recepção de pessoas. Atualmente, a cozinha tornou-se um dos cômodos mais visitados da casa, deixando de ser meramente um local onde os alimentos são preparados, para um ambiente acolhedor, voltado para reunir e entreter amigos e familiares.
Essa nova função atribuída ao cômodo permitiu ainda mais a possibilidade de personalizar e decorá-lo de acordo com os gostos, critérios, necessidades, hábitos, de seus respectivos donos. De tal modo que há hoje uma infinidade de tipos e variedades de porcelanatos voltados para cozinha, especialmente em se tratando de pisos, disponíveis para a comercialização nos mais diversos estabelecimentos do ramo de construção civil e decoração. A Dell Ambiente possui uma seção especialmente dedicada aos pisos e você poderá conferir algumas sugestões no site da loja e solicitar um orçamento sem compromisso.
As mídias sociais digitais também são uma ótima opção para se descobrir e ter acesso às novas tendências em decoração e construção, uma vez que possibilitam a interação e troca de conteúdo, informações e imagens entre os usuários das redes, consumidores, organizações, empresas e profissionais da área de arquitetura e decoração.
Deste modo, há uma infinidade de opções e variedades disponíveis para todos os gostos, bolsos, necessidades, desejos, estilos. Tudo acessível ao consumidor.
Apesar dessa gama de opções e variedades oferecida e disponível no mercado, aqueles que desejam modificar o piso de sua cozinha devem estar atentos não só a quesitos estéticos, mas também levar em consideração a praticidade, resistência e segurança. Uma vez que a cozinha é considerada um ambiente que demanda cuidados diários, estando em contato com os mais diversos tipos de substâncias, como óleo, água, restos de alimentos, é fundamental que a escolha do piso seja pensada de acordo com o uso da família ou dos frequentadores.
O consumidor também deve estar atento, antes de adquirir um piso, à segurança proporcionada pelo piso, seja seco ou molhado. No caso de haver necessidade de maiores precauções quanto a quedas ou escorregões, uma opção a ser adotada seria a utilização de pisos antiderrapantes.
Também devem ser levadas em consideração durante a escolha do piso a durabilidade e a facilidade quanto à sua limpeza e higienização. Por se tratar de um ambiente que suja facilmente, que está em constante contato com a água, deve apresentar durabilidade e praticidade ao ser limpo. A escolha do material do piso é um item importante e que necessita de atenção, seja por motivos decorativos, de estilo ou pela praticidade e utilidade.
Entre as opções de pisos para cozinha oferecidas no mercado, destacam-se:
Porcelanato: considerado como sendo um dos mais utilizados, não só nas cozinhas, mas como em outros recintos e cômodos das residências, é visto como um piso versátil e prático, devido à sua alta resistência e absorção, além da disponibilidade de várias texturas, estampas e cores.
Outra característica deste piso é a sua durabilidade e praticidade quanto à manutenção e higiene. Basicamente só necessitando de água, detergente e pano úmido.
Cerâmica: diferentemente do porcelanato, no caso do piso de cerâmica, há certos cuidados em relação à sua manutenção, já que se trata de um piso menos resistente. Entretanto, a instalação de um piso de cerâmica apresenta vantagens, principalmente quando considerado o custo, mais acessível, se comparado ao porcelanato, além da grande disponibilidade e variedade de cores, estampas, texturas e modelos.
Mármore e granito: Apesar de serem práticos e de fácil higienização e limpeza, esses dois tipos de pisos disfarçam as sujeiras, devido ao seu visual. Por serem extraídos de rochas naturais, esses tipos de pisos não possuem muitas opções e variedade de estampas, cores ou texturas.
Cimento queimado: esse tipo de piso é considerado o mais barato entre as mais diversas opções de pisos de cozinha, por ser constituído basicamente de água, cimento e areia, proporciona ao ambiente um ar de modernidade e rusticidade. Entretanto, deve-se ter cuidado e atenção com sua higiene e limpeza, pois o piso pode apresentar trincas e engordurar facilmente.
Piso epox: considerado como sendo de fácil limpeza e higiene, possui resistência, e, quando bem conservado, é durável. Uma desvantagem está relacionada ao seu alto custo e às poucas empresas que oferecem serviços de instalação em ambientes de pequeno porte.
Pastilha: é um tipo de revestimento resistente e possui uma grande variedade e opções de cores, texturas, estampas e materiais confeccionados. As pastilhas podem ser feitas de vidro, porcelanato e cerâmica, podendo também revestir as paredes da cozinha, dando um ar moderno e alegre ao ambiente.
Ladrilho hidráulico: considerada como uma opção vintage e retrô por suas estampas, cores e texturas. Feito artesanalmente, precisa de certo tempo para ser confeccionado, possuindo um valor de comercialização mais elevado que os demais pisos. Além disso, pode ser personalizável de acordo com as características demandadas em cada tipo de projeto.
Piso vinílico: utilizado em muitos projetos para revestir cozinhas, é feito a partir de um adesivo fácil de aplicar e de limpar, no entanto não pode estar em contato constante com a água, pois pode se tornar pouco resistente. Uma vantagem atribuída a este piso é em relação à sua variedade de opções de cores e estampas oferecidas em sua forma adesiva.