Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

A REFORMA DE SALA PEQUENA É A SOLUÇÃO PARA TRANSFORMAR UM ESPAÇO APERTADO EM UM AMBIENTE FUNCIONAL E CHEIO DE ESTILO

POR TÂNIA LISBOA

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos diminuição das metra­gens dos imóveis, nova tendên­cia do mer­ca­do imo­bil­iário, resul­tou em ambi­entes com espaços ain­da menores e, para quem bus­ca otimizar a uti­liza­ção dos cômo­d­os, que tal começar pelo ambi­ente de social­iza­ção e entreten­i­men­to da mora­dia? A mel­hor alter­na­ti­va é inve­stir em uma refor­ma de sala peque­na.

   A ideia de faz­er uma refor­ma pode assus­tar, uma vez que está asso­ci­a­da a bagunça, alto cus­to, demo­ra na entre­ga e demais incon­ve­nientes de uma obra. Ao con­tratar um bom profis­sion­al para realizar a refor­ma da sala peque­na, perce­berá que é pos­sív­el exe­cu­tar as mudanças necessárias sem que­bra-que­bra, com o mín­i­mo de sujeira e, o mel­hor, sem obras. Este profis­sion­al será respon­sáv­el pelo desen­volvi­men­to de um pro­je­to per­son­al­iza­do, com soluções fun­cionais, mod­er­nas e cria­ti­vas, garan­ti­n­do o mel­hor aproveita­men­to do ambi­ente e o atendi­men­to às neces­si­dades dos moradores.

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

   Exis­tem diver­sas maneiras de realizar a refor­ma de sala peque­na sem obras e com orça­men­to reduzi­do. Um exem­p­lo dis­so é a ren­o­vação do piso e pode ser o primeiro pas­so para a mod­ern­iza­ção do lar, pois o mer­ca­do disponi­bi­liza opções práti­cas e econômi­cas que dis­pen­sam a reti­ra­da do assoal­ho anti­go, den­tre elas o piso lam­i­na­do, com ráp­i­da insta­lação fei­ta através de um sis­tema de encaixe, ide­al para imóveis alu­ga­dos, uma vez que não com­pro­m­ete o piso orig­i­nal. Escol­ha a opção que cai­ba no seu bol­so, com­bine com o seu esti­lo de vida e ofer­eça mais prati­ci­dade na hora da limpeza.

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

   Ren­o­var a pin­tu­ra das pare­des pode dar uma nova cara para o ambi­ente e, após escol­her uma tonal­i­dade ou mais, sejam elas neu­tras ou vibrantes, é muito impor­tante se aten­tar ao tipo de acaba­men­to da tin­ta que será uti­liza­da: a tin­ta semi­b­ril­ho é resistente, fácil de limpar, per­mite que a parede refli­ta mais as luzes e evi­den­cia as imper­feições; tin­ta fos­ca dis­farça bem as imper­feições, é opaca, apre­sen­ta aspec­to ave­lu­da­do e é mais difí­cil faz­er a sua limpeza; tin­ta aceti­na­da é inter­mediária entre a fos­ca e a semi­b­ril­ho, apre­sen­ta boa resistên­cia, bril­ho dis­cre­to, evi­den­cia menos as imper­feições que a semi­b­ril­ho e é mais fácil de limpar do que a fos­ca. Out­ra opção inter­es­sante, que alia um pequeno cus­to e grande efeito, é o papel de parede ade­si­vo, ele apre­sen­ta tex­turas e esti­los vari­a­dos,   a apli­cação é con­sid­er­a­da fácil e poderá com­por per­feita­mente o seu pro­je­to.

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

   A ilu­mi­nação, seja nat­ur­al ou arti­fi­cial, é um impor­tante detal­he na com­posição do ambi­ente e, para cômo­d­os pequenos, o ide­al é inve­stir na ilu­mi­nação arti­fi­cial. Em alguns casos, uma luz prin­ci­pal no cen­tro é o sufi­ciente, ten­do em vista a val­oriza­ção do local, deixan­do-o mais boni­to, con­fortáv­el, favore­cen­do a sen­sação de ampli­tude.

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

   Durante a refor­ma de sala peque­na é pre­ciso repen­sar a dis­tribuição dos móveis, plan­tas e obje­tos de dec­o­ração, já que o dimen­sion­a­men­to ade­qua­do dos itens que com­põem o ambi­ente tornará a dis­posição mais efi­ciente, fun­cional e com a garan­tia de que restará espaço para as pes­soas tran­sitarem.

   Os móveis anti­gos podem, e devem, ser reaproveita­dos, bem como os demais itens dec­o­ra­tivos e, para ren­ová-los, invista em pin­tu­ra ou téc­ni­cas de envelopa­men­to nas cores e estam­pas do seu agra­do. A restau­ração de peças dan­i­fi­cadas con­fere bom gos­to, elegân­cia, deixan­do-as mais mod­er­nas, além de con­tribuir com a sus­tentabil­i­dade do plan­e­ta. As téc­ni­cas de dec­o­ração no esti­lo “faça você mes­mo” pos­si­bili­tam a trans­for­mação das funções de obje­tos com ideias sim­ples, econômi­cas, cria­ti­vas e que imprimem per­son­al­i­dade à sua dec­o­ração.

Reforma de sala pequena, com recursos econômicos e criativos

   Com um bom pro­je­to e mui­ta orga­ni­za­ção, a refor­ma de sala peque­na pode ser real­iza­da sem a neces­si­dade de inter­venções com­plexas, resul­tan­do em um ambi­ente mod­er­no, ver­sátil, ele­gante, acol­he­dor e que com­bine com o seu esti­lo de vida.