Projetos de closet: Uma solução personalizada

APRENDA A CRIAR O CLOSET PERFEITO PARA AS SUAS NECESSIDADES COM ALGUMAS DICAS E INSPIRAÇÕES DE PROJETOS.

POR TAMIRES CRISCIO

ão tem uma pes­soa que não son­he em ter um clos­et. Seja ele pequeno, com ape­nas uma arara ou do taman­ho de um quar­to, com móveis plane­ja­dos.

Há tan­tas pos­si­bil­i­dades para cri­ar difer­entes pro­je­tos de clos­et que é fun­da­men­tal ter algu­mas infor­mações antes de cri­ar um em casa.

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Para isso, sep­a­ramos algu­mas dicas impor­tantes na hora de ini­ciar um pro­je­to de clos­et. É fun­da­men­tal que antes de tudo, o clos­et tra­ga orga­ni­za­ção. Por isso, os pro­je­tos de clos­et per­feitos são aque­les que aten­dam às suas neces­si­dades reais.

Os pro­je­tos de clos­et tam­bém pre­cisam ser super fun­cionais e práti­cos, per­mitin­do que você ten­ha aces­so aos seus per­tences de maneira fácil e ráp­i­da. Os seus hábitos devem ser lev­a­dos em con­ta na hora de você pen­sar no seu clos­et, já que ele deve ser total­mente per­son­al­iza­do.

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Como planejar os projetos de closet?

Há alguns pon­tos impor­tantes que devem ser pen­sa­dos na hora de plane­jar o seu clos­et, aqui lis­ta­mos 11.

1. Pensar nas medidas

Não existe um taman­ho ide­al para um clos­et, mas ele pre­cisa apre­sen­tar uma boa cir­cu­lação. Você pre­cisa de metade de área para cabideiros, ¼ de área para gave­tas, nichos e ¼ de área para prateleiras. Além dis­so, você tem que tomar cuida­do para não deixar nada muito alto, fora de seu alcance, assim como nada muito baixo, que fique arra­s­tan­do e pos­sa estra­gar.

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

2. Pensar no estilo do ambiente

Depois que você já tiv­er todas as medi­das, você poderá pen­sar em qual esti­lo quer para o seu pro­je­to de clos­et. Exis­tem várias pos­si­bil­i­dades e elas vão vari­ar de acor­do com gos­tos e com bol­sos. Pense tam­bém na pale­ta de cores. Nes­sa hora, quan­to mais refer­ên­cias e inspi­rações você tiv­er, mel­hor.

3. Pensar na quantidade de pertences

O clos­et dev­erá não só abri­gar os seus per­tences atu­ais como tam­bém ter um espaço livre para novas aquisições. Todo o plane­ja­men­to de pro­je­tos de clos­et envolve tam­bém você avaliar as peças e redi­re­cioná-las. Peças muito anti­gas e vel­has devem ser descar­tadas para abrir espaço para coisas novas.

4. Pensar no budget

Você tem que ter em mente qual é o val­or que quer gas­tar com o pro­je­to do seu clos­et. Isso é base para decidir pelo esti­lo que definirá o ambi­ente. Além dis­so, não é pre­ciso resolver tudo de uma úni­ca vez, você pode inve­stir na cri­ação dele aos poucos

5. Pensar no reaproveitamento de móveis

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Mes­mo que você vá faz­er um clos­et plane­ja­do, é sem­pre bom pen­sar em como você pode reaproveitar alguns móveis e adi­cioná-los aos pro­je­tos de clos­et. Uma pen­tead­eira ou cômo­da da vovó com um novo acaba­men­to pode dar um toque difer­en­ci­a­do ao pro­je­to, por exem­p­lo.

6. Pensar na iluminação

A ilu­mi­nação de um clos­et é out­ro pon­to fun­da­men­tal e que deve ser lev­a­do em con­ta. Ter pon­tos de luz espal­ha­dos pelo ambi­ente deixa tudo mais aconchegante. Além dis­so, quan­to mais ilu­mi­na­do o ambi­ente, mel­hor para você com­bi­nar peças e obje­tos.

7. Pensar na área de beleza

Se você quis­er que o seu clos­et ten­ha mais do que obje­tos de vestir, você pre­cis­ará pen­sar em uma área de beleza. A solução é uma boa pen­tead­eira com espel­ho e tam­bém muitas gave­tas

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

8. Pensar na quantidade de móveis

Você tam­bém vai pre­cis­ar definir a quan­ti­dade de móveis que vai pre­cis­ar tan­to para aco­modar os per­tences, como tam­bém para traz­er mais con­for­to ao ambi­ente, como puffs e cadeiras.

9. Pensar na quantidade de espelhos

Um clos­et não fica com­ple­to sem a quan­ti­dade cer­ta de espel­hos, por isso é fun­da­men­tal que você pense em que tipo e em qual quan­ti­dade de espel­hos você quer. Os que vão até o chão são os mais mod­er­nos e deix­am o ambi­ente mais amp­lo, além dis­so, os de parede tam­bém são impor­tantes na hora de mon­tar o look.

10. Pensar nos outros objetos decorativos

O clos­et tam­bém pode rece­ber vários obje­tos dec­o­ra­tivos, tais como: quadros, tapetes, vasos, livros e ain­da obje­tos que remetam ao mun­do da moda e da beleza. Por isso, reserve para com­prar ess­es itens que vão deixar o seu clos­et ain­da mais orga­ni­za­do e muito mais práti­co. Ess­es obje­tos extras devem estar em equi­líbrio com o ambi­ente.

11. Investir em objetos de organização

Além de cri­ar um belo clos­et, grande parte da orga­ni­za­ção do ambi­ente vai depen­der dos inves­ti­men­tos em vários tipos e mod­e­los de obje­tos de orga­ni­za­ção. Hoje em dia é pos­sív­el encon­trar solução para tudo!

O que os projetos de closet precisam ter?

Os pro­je­tos de clos­et pre­cisam apre­sen­tar algu­mas partes fun­da­men­tais e aqui lis­ta­mos algu­mas delas: parte para colo­car roupas, calça­dos, bol­sas, out­ros acessórios, caixas e malas, obje­tos de beleza e miudezas.

1. Parte para colocar roupas

Você vai pre­cis­ar pen­sar em qual a sua quan­ti­dade de roupas e tam­bém o peso delas. Ter pelos menos uma cômo­da e uma parte para pen­durar cabides é fun­da­men­tal. Além dis­so, você deve adi­cionar prateleiras. As roupas devem estar sem­pre pro­te­gi­das do sol e das sujeiras, por isso plane­je uma área que apre­sente essas duas condições.

2. Parte para colocar calçados

Os sap­atos não devem ficar amon­toa­d­os, por isso pense em uma sap­ateira, ou uma parte do guar­da-roupa des­ti­na­da aos sap­atos. Pense tam­bém nos tipos de sap­atos que você tem. Eles tam­bém ficam boni­tos quan­do expos­tos.

3. Parte para colocar bolsas

Os sap­atos não devem ficar amon­toa­d­os, por isso pense em uma sap­ateira, ou uma parte do guar­da-roupa des­ti­na­da aos sap­atos. Pense tam­bém nos tipos de sap­atos que você tem. Eles tam­bém ficam boni­tos quan­do expos­tos.

4. Parte para colocar outros acessórios

Você tem que avaliar quais são os seus acessórios como biju­te­rias e jóias, assim como cin­tos, ócu­los e chapéus. Cada um dess­es obje­tos deve ter a sua área especí­fi­ca.

5. Parte para guardar caixas e malas

Você tam­bém deve pen­sar em uma área do clos­et que dê para guardar caixas e malas, já que é mais práti­co na hora de via­jar e preparar a bagagem.

6. Parte para guardar produtos e itens de beleza

Além dis­so, se o seu clos­et tam­bém servir como área de beleza, você terá que pen­sar em ter ou não uma pen­tead­eira e tam­bém um espaço para guardar os seus pro­du­tos de beleza.

Estilos de projetos de closet

Há vários esti­los de pro­je­tos de clos­et e entre os mais comuns estão: aber­to, fecha­do, com ilha, com área para beleza, min­i­mal­ista e Faça você mes­mo. Vamos ver cada um deles com mais detal­h­es?

1. Aberto

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Os pro­je­tos de clos­et aber­to são ideias para as pes­soas que são mais orga­ni­zadas, pois, tudo ficará expos­to. Além dis­so, eles tam­bém são mais recomendáveis para quar­tos mais iso­la­dos, já que os obje­tos ficam mais expos­tos. Eles geral­mente deix­am o ambi­ente bem vivo e col­ori­do, onde cada peça se tor­na um obje­to de dec­o­ração. Há várias for­mas de dec­o­rar esse clos­et, através de papel de parede visív­el e tam­bém com as caixas. Mas para que fique agradáv­el é fun­da­men­tal que este­ja sem­pre orga­ni­za­do.

2. Fechado

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Os pro­je­tos de clos­et fecha­dos são os mais práti­cos, e tam­bém per­mitem uma cer­ta “des­or­ga­ni­za­ção” já que com as por­tas fechadas, o ambi­ente per­manece sem­pre arru­ma­do. Se você tem muitos obje­tos, talvez seja o ide­al, pois, ess­es pro­je­tos podem com­por­tar mais peças e apre­sen­tar mais soluções.

3. Com ilha

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Os pro­je­tos de clos­et com ilha, geral­mente, são os que pre­cisam de mais espaço, já que tudo gira em torno desse móv­el cen­tral. A grande van­tagem desse tipo de clos­et é o con­for­to, já que há espaço para tudo. Além dis­so, as ilhas trazem grande sofisti­cação e refi­na­men­to para o pro­je­to.

4. Com área para beleza

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Os pro­je­tos de clos­et com área para beleza são bem com­ple­tos, pois se tor­nam uma estação de moda e de beleza. Você já escol­he a roupa e tam­bém faz a maquiagem. Para isso, você pre­cis­ará de uma boa ilu­mi­nação e uma parede a mais para deixar uma área para roupas e out­ra para os pro­du­tos de beleza.

5. Minimalista

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Os pro­je­tos de clos­et min­i­mal­ista são para as pes­soas que querem ter uma área para colo­car os seus per­tences, mas não apre­sen­tam muitas coisas. Esse tipo de pro­je­to vai pedir poucos móveis e per­mi­tirá mais áreas livres.

6. Faça você mesmo (DIY)

Os pro­je­tos de clos­et no esti­lo Faça Você Mes­mo são aque­les que você cria as suas próprias soluções, aco­modan­do difer­entes partes para cri­ar o espaço ide­al e que aten­da ao que você pre­cisa.  Você pode reaproveitar móveis e ir adi­cio­nan­do itens sep­a­ra­dos para orga­ni­zar tudo, con­forme sua neces­si­dade.

revista-dell-ambiente-projetos-de-closet-solução-personalizada

Esper­amos que essas dicas aju­dem você a cri­ar um exce­lente pro­je­to de clos­et e que pos­sa deixar os seus obje­tos pes­soais muito mais orga­ni­za­dos, facil­i­tan­do a sua uti­liza­ção durante a roti­na e o dia a dia agi­ta­do! Boa sorte com o seu novo clos­et!