Quais são os primeiros passos para planejar seu apartamento decorado?

SE VOCÊ ESTÁ PERDIDO POR ONDE COMEÇAR SEU PROJETO DE APARTAMENTO DECORADO, NOSSO GUIA RÁPIDO VAI TIRAR ALGUMAS DAS SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS!

POR GABRIEL CARDOSO

 ren­o­vação é uma parte impor­tante de nos­sas vidas e uma das mais sig­ni­fica­ti­vas é quan­do decidi­mos morar fora da casa de nos­sos pais. Bus­camos novos hor­i­zontes e desafios e nos vemos em uma casa nova. Muitas vezes, acabamos adquirindo um aparta­men­to anti­go ou um lança­men­to que pre­cisa ser ren­o­va­do para que real­mente pos­samos chamá-lo de casa. Para aque­les que querem plane­jar ou ren­o­var a casa, a Revista Dell’Ambiente trouxe mais uma matéria espe­cial quem bus­ca por um guia aparta­men­to dec­o­ra­do!

O que buscar em seu apartamento

   Caso você ain­da não ten­ha seu imóv­el, estar aten­to a alguns pon­tos especí­fi­cos é algo impre­scindív­el para quem quer saber como são os aparta­men­tos dec­o­ra­dos per­feitos. Pon­tos como a infraestru­tu­ra do bair­ro, o andar do aparta­men­to e pos­si­bil­i­dade de val­oriza­ção do imóv­el devem ser estu­da­dos antes da aquisição. Para seu aparta­men­to dec­o­ra­do, você até mes­mo pre­cis­ará plane­jar como será sua vida famil­iar a lon­go pra­zo! Afi­nal, ren­o­var com­ple­ta­mente um aparta­men­to e, em menos de dez anos, neces­si­tar de nova refor­ma, pode ser um gas­to alto demais.

   Pas­sa­da essa fase, quais são os pon­tos prin­ci­pais com os quais você deve se pre­ocu­par no seu pro­je­to de aparta­men­to dec­o­ra­do?

Pisos para seu apartamento decorado

   Um dos pon­tos mais traiçoeiros para mon­tar seu aparta­men­to dec­o­ra­do é o piso. A var­iedade de mate­ri­ais é enorme e cada ambi­ente neces­si­ta de um cuida­do espe­cial na escol­ha do mate­r­i­al. Deter­mi­na­dos espaços, como coz­in­ha e áreas aber­tas, pedem por pisos frios, e há uma ampla cat­e­go­ria que pode con­fundir a cabeça do com­prador. Já quar­tos e salas, por serem espaços mais aconchegantes, recebem muito bem mate­ri­ais alter­na­tivos, como a madeira ou o viníli­co.

   O ban­heiro, em espe­cial, foi um cômo­do que pas­sou por grandes rev­oluções nas opções de piso. Com reves­ti­men­tos que se se tor­nam mais ader­entes quan­do estão mol­ha­dos e até mes­mo imper­me­abi­lizantes que per­mitem mate­ri­ais mais aconchegantes, como pisos embor­racha­dos ou até mes­mo pisos de madeira!

Escolhendo as cores predominantes

   Escol­her as cores para sua casa é mais que escol­her as cores das pare­des da sala ou o papel de parede do quar­to, é pen­sar na com­posição das cores em seus ambi­entes. Escol­her deter­mi­nadas pale­tas de cores pode aux­il­iar a pas­sar uma deter­mi­na­da sen­sação para um ambi­ente, como o con­for­to e tran­quil­i­dade para uma sala de estar ou a mod­ernidade e vig­or para uma coz­in­ha.

   Para faz­er a escol­ha cer­ta das pale­tas de cores, você pre­cisa ter as inspi­rações e um arquite­to para inte­grar o pro­je­to de arquite­tu­ra com a dec­o­ração.

Todos os ambientes podem ser trabalhados

   Com uma empre­sa espe­cial­iza­da em arquite­tu­ra e design de inte­ri­ores, você pode tra­bal­har com todo seu aparta­men­to dec­o­ra­do, sem deixar nen­hum cômo­do para fora do pro­je­to. Fazen­do toda a dec­o­ração e refor­ma de ban­heiros, varan­das e áreas de serviço você pode ter espaços agradáveis e aconchegantes, ide­al­iza­dos espe­cial­mente para suas neces­si­dades.

   Quer desen­volver um espaço gourmet na sua varan­da? Refaz­er o espaço do seu ban­heiro para insta­lar uma ban­heira ou ter uma área de serviço inteligente? Busque a empre­sa cer­ta para aten­der às suas neces­si­dades!

Você deve optar por qualidade ou preço?

   A cur­to e médio pra­zo pode ser van­ta­joso faz­er seu pro­je­to de aparta­men­to dec­o­ra­do com uma ênfase em cus­to, afi­nal, a ver­ba é um fator deci­si­vo. Porém é fácil perce­ber as van­ta­gens de optar por pro­du­tos de maior qual­i­dade. As van­ta­gens da qual­i­dade vão des­de detal­h­es como acessórios e téc­ni­cas de dec­o­ração, como acaba­men­to bisotê até (e prin­ci­pal­mente) nos itens que impactam dire­ta­mente na dura­bil­i­dade, como qual­i­dade das dobradiças e pistões para as por­tas.

   No final, você optan­do por um tra­bal­ho feito por um reno­ma­do time de arquite­tos profis­sion­ais, os quais vão pen­sar em cada detal­he de seu aparta­men­to dec­o­ra­do, a sat­is­fação será sem­pre garan­ti­da!