Que tal usar plantas para apartamento na sua decoração?

UTILIZE AS PLANTAS PARA APARTAMENTO NA SUA DECORAÇÃO E TORNE O AMBIENTE MAIS FRESCO, AGRADÁVEL E BONITO

POR: TANIA LISBOA

As plan­tas ofer­e­cem muitos bene­fí­cios para a nos­sa saúde e bem-estar, pois elas têm o poder de equi­li­brar a umi­dade do ambi­ente, purificar o ar, aju­dar a diminuir aler­gias e ain­da con­tribuir para a min­i­miza­ção do stress e da fal­ta de con­cen­tração. As plan­tas para aparta­men­to ain­da podem ser mais bené­fi­cas aos moradores, já que além de mel­ho­rar a qual­i­dade do ar que res­pi­ramos, algu­mas espé­cies podem pro­por­cionar sen­sação de con­for­to e relax­am­en­to.

   As van­ta­gens, como os efeitos estim­u­lantes ou ter­apêu­ti­cos por exem­p­lo, são par­tic­u­lares de cada espé­cie, bem como o cul­ti­vo, rega, poda, adubação, quan­ti­dade de luz a ser rece­bi­da e demais cuida­dos diários necessários para a saúde das suas plan­tas para aparta­men­to. Ao escol­her suas plan­tas é muito impor­tante ver­i­ficar os horários e ver­tentes de luz solar. A luz nat­ur­al indi­ca­da para cada tipo de plan­ta deve ser con­sid­er­a­da, pois algu­mas devem rece­ber mais e out­ras menos luz solar, assim como a fre­quên­cia ide­al das regas, den­tre out­ros pon­tos que devem ser con­sid­er­a­dos antes de com­prá-las. A seguir, mais algu­mas dicas para você escol­her bem as plan­tas dec­o­ra­ti­vas para seu ambi­ente.

Que tal usar plantas para apartamento na sua decoração?

Ladrilho hidráulico

   Para uma boa com­posição do ambi­ente, as plan­tas para aparta­men­to dev­erão estar em har­mo­nia com a dec­o­ração, assim, poderão ocu­par uma das prateleiras do móv­el prin­ci­pal ou ficarem dis­postas em algum dos can­tos ou até mes­mo ao lado dos móveis, des­de que não obstru­am a cir­cu­lação no cômo­do. Opte por vasos que com­binem per­feita­mente com o seu pro­je­to dec­o­ra­ti­vo ou invista em plan­tas sus­pen­sas, essas ocu­pam menos espaço e são ideais para lugares menores, além de cri­ar mais prati­ci­dade, sem com­pro­m­e­ter a cir­cu­lação, por exem­p­lo, resul­tan­do em um ambi­ente ain­da mais char­moso, ale­gre, acol­he­dor e mod­er­no.

Que tal usar plantas para apartamento na sua decoração?

   As plan­tas para aparta­men­to podem ser usadas na dec­o­ração de todos os cômo­d­os, para a varan­da gourmet, você pode ino­var ao faz­er um jardim ver­ti­cal ou um pequeno jardim de inver­no con­ven­cional. A uti­liza­ção de alguns vasos com tipos de plan­tas vari­a­dos tam­bém aju­da a cri­ar um lin­do efeito de jardim.

   Algu­mas espé­cies como as bromélias, rosa de pedra ou echev­e­ria, maran­ta, espadas de São Jorge, mini cac­to e lírio da paz são alguns exem­p­los de plan­tas orna­men­tais ideais para dec­o­ração de inte­ri­ores, de fácil cul­ti­vo, além de se desen­volverem muito bem na som­bra, uma vez que não pre­cisam da luz do sol para sobre­viverem. Invista em vas­in­hos char­mosos com­bi­na­dos com o visu­al do seu pro­je­to dec­o­ra­ti­vo.

   Ervas aromáti­cas, espe­cia­rias e condi­men­tos com pro­priedades med­i­c­i­nais, como ale­crim, coen­tro e tomil­ho por exem­p­lo, podem facil­mente ser cul­ti­vadas em uma mini hor­ta na sua coz­in­ha. Inspire-se em soluções práti­cas e fun­cionais que vão des­de o aproveita­men­to da parede da pia da coz­in­ha, onde pode haver a pos­si­bil­i­dade de aco­modar os pequenos vasos em um dos bal­cões ou fixá-los na parede. Para mon­tar sua hor­ta, reuti­lize embal­a­gens que seri­am descar­tadas, uma alter­na­ti­va sus­ten­táv­el e econômi­ca, cujo resul­ta­do é cheio de esti­lo e per­son­al­i­dade.

O seg­re­do para um pro­je­to com visu­al mod­er­no e ele­gante é se inspi­rar em ideias cria­ti­vas, de sim­ples exe­cução e de fácil manutenção diária, nas quais as plan­tas para aparta­men­to serão respon­sáveis por dar um toque de fres­cor e orig­i­nal­i­dade à sua dec­o­ração, tor­nan­do o ambi­ente mais agradáv­el e sofisti­ca­do.

Que tal usar plantas para apartamento na sua decoração?