Móveis para jardim: Conforto e relaxamento para você

APRENDA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DECORAÇÃO DE JARDIM, DESDE OS MÓVEIS PARA JARDIM ATÉ OUTROS ITENS DECORATIVOS

POR TAMIRES CRISCIO

s móveis para jardim são obje­tos de dec­o­ração que devem traz­er con­for­to e relax­am­en­to. Eles servem tam­bém para reunir as pes­soas que quer­e­mos por per­to nos nos­sos momen­tos de dis­tração.

Para isso, devem apre­sen­tar algu­mas car­ac­terís­ti­cas impor­tantes, tais como serem de mate­ri­ais con­fortáveis e resistentes e tam­bém serem práti­cos e espaçosos.

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Out­ro pon­to impor­tante sobre os móveis para jardim é que eles devem traz­er grande util­i­dade e fun­cional­i­dade, por isso devem apre­sen­tar múlti­p­lo uso.

Para que o seu jardim fique mod­er­no e boni­to, além de traz­er todas as car­ac­terís­ti­cas citadas aci­ma, con­fi­ra algu­mas dicas:

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Tipos de jardins

Exis­tem vários tipos de jardins, tais como os japone­ses e os desér­ti­cos, há tam­bém jardins ver­ti­cais, sus­pen­sos e os jardins de inver­no. Por isso, antes de pen­sar nos móveis para jardim, é pre­ciso pen­sar em qual tipo de jardim você quer ter. Isso vai guiar toda a dec­o­ração do ambi­ente, pois os móveis devem se equi­li­brar com as plan­tas.  Além dis­so, seja o seu jardim grande ou pequeno, isso tam­bém vai influ­en­ciar na escol­ha dos móveis.

Os jardins temáti­cos como os japone­ses e os desér­ti­cos já apre­sen­tam uma fonte de inspi­ração bem deter­mi­nante, por isso pedem móveis que tragam os mes­mos ele­men­tos. Já os jardins ver­ti­cais e sus­pen­sos, geral­mente, estão em ambi­entes pequenos e por isso pedem móveis mais com­pactos. Por fim, os jardins de inver­no, por estarem situ­a­dos em ambi­entes fecha­dos, podem traz­er móveis menos resistentes como tam­bém mais del­i­ca­dos.

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Por fim, há os jardins mais comuns, aque­les que fazem parte de quin­tais ou de varan­das mais espaçosas. Ness­es, é váli­do cri­ar um lay­out que com­bine tam­bém com algu­ma out­ra área, se ela exi­s­tir, como a coz­in­ha gourmet ou o espaço de laz­er.

Ness­es tipos de jardins será necessário pen­sar em móveis que aten­dam a essas duas neces­si­dades difer­entes.

Tipos de móveis para jardim

Há vários tipos de móveis para jardim e os 4 prin­ci­pais tipos são os de madeira, de plás­ti­co, de rat­tan sin­téti­co e o de alumínio. Vamos ver as difer­enças entre cada um dess­es tipos de mate­ri­ais para móveis de jardim:

Móveis para jardim de madeira

Ess­es móveis são super atraentes, mas a madeira pode sofr­er vari­ação com o cli­ma e, para isso, você terá faz­er manutenções para

man­tê-los sem­pre boni­tos. A madeira deve ser fix­a­da com estru­turas metáli­cas e nun­ca cola­da.

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Móveis para jardim de plástico

Ess­es móveis são mais leves, mais baratos e mais fáceis de limpar. Não sofrem tan­to as vari­ações do cli­ma e podem ser encon­tra­dos em uma enorme var­iedade de cores. O plás­ti­co deve apre­sen­tar esta­bi­lizadores UV para que o bril­ho não se per­ca com o tem­po.

Móveis para jardim de rattan sintético

Ess­es móveis são os líderes de mer­ca­do quan­do se fala em móveis para jardim, já que apre­sen­tam

uma exce­lente tec­nolo­gia. Eles apre­sen­tam as mes­mas qual­i­dades dos móveis de plás­ti­co, mas são muito mais sofisti­ca­dos e refi­na­dos.

Móveis para jardim de metal

Ess­es móveis tam­bém são exce­lentes escol­has, sendo mais recomendáv­el em alumínio, pela alta qual­i­dade, resistên­cia e dura­bil­i­dade. Além dis­so, são leves e se tor­nam ain­da mais atraentes quan­do revesti­dos para evi­tar a sua oxi­dação.

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Como escolher os móveis para jardim?

Vamos dar algu­mas dicas para o momen­to da escol­ha de móveis para o jardim, den­tre elas:

  1.  Tire as medi­das da sua área disponív­el de jardim.
  2.  Sente na região do jardim e pense em como você gostaria de se sen­tir naque­le ambi­ente.
  3.  Pense em plan­tas e em vasos que você gostaria de ter.
  4.  Crie sem­pre uma boa área de cir­cu­lação, deixan­do espaços livres.
  5.  Pense em quan­tos móveis você irá pre­cis­ar para ter esse ambi­ente, ou seja, quan­tas cadeiras, mesas, espreguiçadeiras, encos­tos para pés, ban­cos, ombrelones, sofás e poltronas. Além dis­so, você pode pre­cis­ar de estantes e de prateleiras.
  6.  Pense em como você vai guardar ess­es móveis, em caso de neces­si­dade,
  7.  Escol­ha sem­pre móveis de alta qual­i­dade, pois eles são mais resistentes para as vari­ações climáti­cas.
  8.  Escol­ha sem­pre móveis práti­cos, já que serão aproveita­dos em momen­tos de dis­tração para os quais você pre­cis­ará de coisas sim­ples e descom­pli­cadas.
  9.  Pense na pale­ta de cores que você quer cri­ar no ambi­ente, pois pode haver com­bi­nação com suas plan­tas e suas flo­res.
  10.  Pense tam­bém se você pre­cis­ará de uma área cober­ta.
  11.  Pro­cure por obje­tos que apre­sen­tem mais de uma função, tais como mesas que pos­sam servir com assen­to de pé, espreguiçadeiras que virem cadeiras, den­tre out­ras.
  12.  Escol­ha móveis flexíveis, que podem ser dobráveis e fáceis de serem car­rega­dos para out­ras áreas.

Outras ideias para decorar o seu jardim

Além dos móveis para jardim, há out­ros obje­tos que podem ser adi­ciona­dos para traz­er ain­da mais esti­lo e per­son­al­i­dade para o seu jardim. Veja as sug­estões a seguir:

    • Vasos: os vasos são bem impor­tantes na dec­o­ração do seu jardim, por isso, invista em vasos que casem com o ambi­ente.
    • Pedras: você pode uti­lizar as pedras de diver­sas for­mas, tan­to den­tro dos vasos como for­man­do cam­in­hos.
    • Acessórios para pás­saros: você tam­bém pode inve­stir em diver­sos acessórios para pás­saros, os quais vão atraí-los e deixar o ambi­ente ain­da mais bucóli­co.
    • Painéis: você pode colo­car tam­bém na parede painéis arte­sanais, pois eles ficam lin­dos. Os painéis de capim doura­do em for­ma de man­dalas são boas opções.
revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você
    • Enfeites de jardim: há tam­bém as estru­turas que enfeitam os jardins, tais como a Bran­ca de neve e os 7 anões ou ain­da está­tuas temáti­cas.
    • Pen­duri­cal­hos de parede: você tam­bém pode adi­cionar os diver­sos pen­duri­cal­hos de parede, den­tre eles, os cata­dores de son­hos e os sinos de ven­to.
    • Car­rin­hos aux­il­iares: ess­es car­rin­hos podem servir tan­to como obje­tos de dec­o­ração como tam­bém uma exce­lente for­ma de servir ali­men­tos e bebidas.
    • Cachep­ôs e flo­r­eiras: os cachep­ôs e as flo­r­eiras são out­ros obje­tos de dec­o­ração que podem rece­ber mais flo­res, vas­in­hos e tam­bém velas.

Outros pontos para decorar o seu jardim

Mais conforto para o seu jardim

Para traz­er ain­da mais con­for­to para o seu jardim, é pre­ciso antes de tudo sele­cionar móveis que pos­sam rece­ber uma estru­tu­ra acol­choa­da e colo­car almo­fadas como tam­bém man­tas. Ess­es obje­tos podem ficar guarda­dos e só serem uti­liza­dos quan­do há pes­soas na área do jardim. Quan­to mais con­for­to tiv­er, mais uti­liza­da a área será. Além dis­so, há a pos­si­bil­i­dade de se colo­car redes de des­can­so, com vários tipos e mod­e­los à dis­posição.

Mais iluminação para o seu jardim

Out­ro pon­to impor­tante é a ilu­mi­nação para o seu jardim, já que ela tam­bém vai faz­er parte da dec­o­ração.

Você pre­cis­ará cri­ar pon­tos de luz tan­to do chão como das pare­des para deixar o ambi­ente ain­da mais mod­er­no. Quan­do as luzes vari­am tam­bém de ângu­los, o ambi­ente fica ain­da mais aconchegante.  Os espetos de LED são boas soluções para as luzes no chão. Na parede, você pode pen­durar luminárias de esti­lo mar­ro­quino, as quais podem ser ace­sas com o uso de velas.

Fontes para o seu jardim

Você ain­da pode colo­car algu­mas fontes de água em seu jardim e elas podem ser tan­to parte do pro­je­to de pais­ag­is­mo como tam­bém com­pradas à parte.

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Mais consciência para o seu jardim

Por fim, um out­ro pon­to de dec­o­ração é faz­er do seu jardim um espaço para ter mais con­sciên­cia, com um altar ou uma área para med­i­tação.

revista-dell-ambiente-moveis-para-jardim-conforto-relaxamento-para-você

Esper­amos que essas dicas pos­sam aju­dar você a dec­o­rar o seu jardim com muito mais cria­tivi­dade, per­son­al­i­dade e elegân­cia.