Móveis para escritório: uma questão de bem-estar

A FRASE “O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM” É CURTA E PODEROSA. ELA MOSTRA A IMPORTÂNCIA QUE TEM O ATO DE TRABALHAR PARA QUALQUER SER HUMANO. A PRINCIPAL ATIVIDADE EXERCIDA POR UMA PESSOA DURANTE O SEU TEMPO DE VIDA NA TERRA É TRABALHANDO.

POR TAMIRES CRISCIO

oje em dia, muitos dos tra­bal­hos são real­iza­dos den­tro de escritórios, sejam den­tro de uma empre­sa ou den­tro de casa. O com­puta­dor é o equipa­men­to prin­ci­pal e tudo gira em torno dele.

Como muito do tem­po é gas­to na frente da tela do com­puta­dor, ter uma boa mesa e cadeira de escritório para tra­bal­har é fun­da­men­tal. Mas como escol­her os móveis para escritório?

1. Ergonomia no trabalho

Antes de tudo, é pre­ciso enten­der o con­ceito de ergono­mia no tra­bal­ho, pois é o estu­do de como o ambi­ente de tra­bal­ho influ­en­cia o bem-estar do homem. É ela que vai garan­tir o con­for­to necessário para evi­tar aci­dentes como tam­bém doenças cau­sadas pelo tra­bal­ho.

O ambi­ente de tra­bal­ho deve ser sem­pre ilu­mi­na­do, com baixo ruí­dos, e tem­per­atu­ra agradáv­el.

Por isso, antes de pen­sar nos móveis, pense em como pode deixar o ambi­ente com essas condições.

Essa ciên­cia tam­bém vai influ­en­ciar nos móveis para escritório, dan­do as especi­fi­cações para que eles sejam ergonômi­cos, ou seja, coloque em primeiro lugar o bem-estar de cada tra­bal­hador em sua “estação de tra­bal­ho”.

Os móveis para escritório são prin­ci­pal­mente a mesa e a cadeira e elas devem seguir algu­mas regras:

  • O tra­bal­hador deve ter os pés sem­pre apoia­dos no chão
  • Os seus joel­hos devem for­mar cer­ca de 90 graus sem pressão
  • A sua parte infe­ri­or das costas deve estar apoia­da e lev­e­mente incli­na­da para trás
  • Os seus cotove­los devem estar em 90 graus e os seus pun­hos retos
  • A sua cabeça deve estar cen­tra­da sobre os ombros

Ou seja, os móveis para escritórios devem ter as medi­das cor­re­tas para pro­por­cionar isso, sem serem muito altos ou baixos e tam­bém con­tar com os suportes necessários.

A escol­ha de boas mesas e cadeiras é uma questão de saúde e de qual­i­dade de vida a lon­go pra­zo.

2. Computador como posicionar

É super impor­tante que o com­puta­dor este­ja bem posi­ciona­do, como a cabeça deve estar sem­pre ere­ta e cen­tra­da entre os ombros, a tela do com­puta­dor deve for­mar uma lin­ha reta com o cam­po de visão.

Para isso, invista em suportes para com­puta­dores, eles são uma solução acessív­el e exce­lente, garan­ti­n­do assim o bem-estar mes­mo depois de lon­gas horas de tra­bal­ho.

3. Como deve ser ambiente de trabalho

revista-dell-ambiente-escritorio-decorado

Invista sem­pre em um ambi­ente de tra­bal­ho bem are­ja­do, ilu­mi­na­do e de tem­per­atu­ra agradáv­el.

Como vis­to aci­ma, o ambi­ente de tra­bal­ho deve ser um ambi­ente agradáv­el. Se você for cri­ar um escritório empre­sar­i­al, pense bem nas janelas, na altura do teto, na dis­posição de por­tas. Quan­to mais are­ja­do um ambi­ente, mais con­fortáv­el os seus fun­cionários vão se sen­tir. Além dis­so, você deve pro­por­cionar sem­pre bons ban­heiros, como tam­bém um local para ali­men­tação, mes­mo que seja pequeno, ele deve exi­s­tir.

Se você for cri­ar um escritório domi­cil­iar, pre­ocupe-se tam­bém com os pon­tos cita­dos aci­ma, mas prin­ci­pal­mente em sep­a­rá-lo do seu ambi­ente famil­iar. Ele tem que ser o seu espaço para se con­cen­trar e se dedicar a uma só coisa: o tra­bal­ho.

4. Como escolher os móveis para escritório?

Para você escol­her os móveis para escritório empre­sar­i­al, você terá que pen­sar em alguns pon­tos, tais como:

  • Quan­ti­dade de mesas e de cadeiras
  • Quan­ti­dade de gaveteiros
  • Quan­ti­dade de armários
  • Quan­ti­dade de mesas e cadeiras para reuniões
  • Móveis para sala de recepção
  • Móveis para copa
  • Móveis para área de con­vivên­cia
  • Quan­ti­dade de cadeiras extras
  • Quan­ti­dade de estantes
  • Móveis para o ban­heiro

Depois de pen­sar ness­es 10 pon­tos impor­tantes, você terá uma lista com todos os móveis para escritório empre­sar­i­al que pre­cis­ará, e aí, você terá que decidir como os seus móveis podem

refle­tir a sua empre­sa, eles devem con­ver­sar e você tam­bém pode traz­er parte da iden­ti­dade da mar­ca para o escritório.

5. Como escolher móveis para escritório domiciliar?

revista-dell-ambiente-escritorio-decorado

Você con­segue cri­ar um escritório em casa, mes­mo que só ten­ha uma parede.

Para você escol­her os móveis para escritório domi­cil­iar, você terá que pen­sar:

  • Onde vai ser o meu escritório? Eu ten­ho um ambi­ente só para ele, ou vai ser jun­to com a sala ou o quar­to?
  • Quan­ti­dade de mesas
  • Quan­ti­dade de cadeiras
  • Quan­ti­dade de armários
  • Quan­ti­dade de estantes
  • Quan­ti­dade de gaveteiros
  • Quan­ti­dade de cadeiras extras

Para escol­her os seus móveis para escritório domi­cil­iar, você tem que pen­sar tam­bém  no que pre­cisa aco­modar. Você vai tra­bal­har soz­in­ho? Vai rece­ber colab­o­radores e clientes? Tudo isso deve influ­en­ciar na escol­ha de móveis.

Se você for autônomo, não ten­ha pres­sa para cri­ar o escritório per­feito, mes­mo que você não

ten­ha muito espaço, uma boa mesa e cadeira para escritório é tudo o que você real­mente pre­cisa para começar.

Para cri­ar o seu escritório mes­mo com pouco espaço, use a cria­tivi­dade e os ele­men­tos cer­tos. Se você usar bem, até mes­mo uma úni­ca parede pode se tornar o seu lugar de tra­bal­ho.

6. Como decorar o escritório?

Além de inve­stir nos móveis para escritório, você deve tam­bém pen­sar na dec­o­ração dele, pois é vai deixar o ambi­ente ain­da mais agradáv­el. Pense em como é um ambi­ente de tra­bal­ho, a dec­o­ração deve refle­tir a empre­sa, por isso, coloque sem­pre obje­tos que real­mente com­binem com o tipo de tra­bal­ho que você real­iza.

Você pode dec­o­rar o seu escritório empre­sar­i­al ou domi­cil­iar com ces­tos de lixo (os quais são impor­tantes para man­tê-lo limpo), quadros, vasos, tapetes, puffs, prêmios e cer­ti­fi­cações, fotos com clientes e com fun­cionários. Quan­to

mais o seu ambi­ente de tra­bal­ho tiv­er ele­men­tos e obje­tos que tragam boas memórias e sejam inspi­radores, mel­hor.

Além dis­so, brinque tam­bém com as pare­des, uma parede com ade­sivos com os val­ores, obje­tivos e metas da empre­sa, uma parede de giz em que os fun­cionários pos­sam escr­ev­er, ou de vidro. Em casa, coloque murais de inspi­ração e quadros negros. Olhar para ess­es ele­men­tos diari­a­mente aju­da a dar um propósi­to maior para sen­tar e tra­bal­har.

O escritório deve ser sem­pre uma exten­são da empre­sa, por isso, deve refle­tir cada ideia.

7. Ambiente de trabalho: solução com bem-estar

Toman­do alguns cuida­dos sim­ples, você con­segue cri­ar um ambi­ente de tra­bal­ho que pro­por­cione sen­ti­men­tos de bem-estar. Com um ambi­ente mais agradáv­el, você e os seus fun­cionários vão se sen­tir mais moti­va­dos e até mes­mo mais pro­du­tivos.

Todo mun­do gos­ta de estar em um ambi­ente boni­to e con­fortáv­el, por isso, quan­do for inve­stir nos móveis para escritório coloque sem­pre em primeiro lugar o bem-estar, essa é uma decisão inteligente e que vai aju­dar a crescer o seu negó­cio. Invista nis­so!