Quais são as melhores cores de Tinta para a sala?

QUER PINTAR A SALA, MAS AINDA ESTÁ EM DÚVIDA? NÓS TEMOS AS MELHORES DICAS PARA QUE VOCÊ ENCONTRE A COR CERTA PARA O SEU LAR!

POR TAMIRES CRISCIO

intar as pare­des da sala é uma das mel­hores for­mas de dar um novo ar para a sala, mas sem ter que gas­tar muito din­heiro.

Mas quan­do a decisão de pin­tar as pare­des da sala, a dúvi­da é qual das cores de tin­ta para a sala é a mel­hor para a min­ha?

Devo optar por uma cor tabela­da ou devo cri­ar uma cor per­son­al­iza­da? Quan­tas latas de tin­ta eu vou pre­cis­ar para pin­tar a sala?

Algu­mas respostas para essas e out­ras dúvi­das!

Como escolher cores de tinta para a sala?  

Dica 1 : Qual é o tamanho da sala?  

Antes de tudo, é pre­ciso iden­ti­ficar qual é o taman­ho da sala, se for muito peque­na, evite tons escuros, já se for ampla, invista neles.

Dica 2 : Quais são as suas cores favoritas?  

Elim­ine as cores que não te agradam e fique somente com as quais você gos­ta.

Dica 3 : Qual efeito você quer causar?  

De acor­do com a dec­o­ração e as vibrações que você quer, sele­cione a cor. Escreve­mos abaixo alguns dos sig­nifi­ca­dos de 10 cores.

Dica 4 : Como é a iluminação do ambiente? 

As cores mudam de acor­do com as luzes do ambi­ente, por isso faça esse teste tam­bém.

Dica 5: Utilize o círculo cromático  

Esse cír­cu­lo apre­sen­ta 12 cores: as três primárias, as três secundárias e seis ter­ciárias.

Como ele você iden­ti­fi­ca as cores com­ple­mentares, as análo­gas e out­ras pos­síveis com­bi­nações. Isso é impor­tante quan­do você vai usar mais de uma cor na sala.

Dica 6: Pense também em outros acabamentos 

As pare­des serão lisas ou terão tex­turas?  De acor­do com a escol­ha, você deve faz­er a com­posição de cores pen­san­do em todos os acaba­men­tos.

Dica 7: Busque por inspirações e referências  

Pesquise ambi­entes com as cores que você dese­ja, antes de tomar a decisão, quan­to mais refer­ên­cia você tiv­er, mais fácil será tomar a decisão.

Diferentes formas de pintar a sala 

  1. Todas as pare­des na mes­ma cor
  2. Uma parede com out­ra cor
  3. Meia parede com out­ra cor
  4. Teto de out­ra cor
  5. Uma parede e teto de out­ra cor
  6. Todas as pare­des da mes­ma cor, mas em out­ros tons
  7. Uma parede com tex­tu­ra
  8. Uma parede com papel de parede

Significados da cores de tinta para a sala 

As cores de um ambi­ente influ­en­ci­am nas vibrações energéti­cas do local, dessa maneira, é fun­da­men­tal pen­sar bem antes de escol­her as cores de tin­ta para a sala.

Se você está pen­san­do em mudar as cores da sua sala, nós sep­a­ramos as prin­ci­pais cores uti­lizadas e pos­síveis ori­en­tações para os sig­nifi­ca­dos.

1. Amarelo

A cor amarela traz ale­gria para o ambi­ente, otimis­mo e feli­ci­dade, pode ser usa­da em locais comu­nitários da casa, estando pre­sente em quar­tos de brin­car e de entreten­i­men­to.

2. Verde

A cor verde rep­re­sen­ta a natureza e tam­bém traz um sen­ti­men­to de esper­ança e de ren­o­vação. Os tons mais escuros devem ser usa­dos com cuida­do.

3. Azul

A cor azul é a cor máx­i­ma da tran­quil­i­dade e pode ser larga­mente apli­ca­da, trazen­do uma sen­sação de cal­maria. A cor rep­re­sen­ta o ar e a água, trazen­do bons sen­ti­men­tos para o ambi­ente.

4. Vermelho

A cor ver­mel­ha é a mais inten­sa e deve ser escol­hi­da com sabedo­ria, pois o ambi­ente vai ficar mais agi­ta­do e mais dinâmi­co e não é recomen­da­do em quar­tos. Ela pode ser usa­da em um ambi­ente de pas­sagem, por exem­p­lo.

5. Roxo

A cor roxa traz um tom de elegân­cia, requinte e sofisti­cação para o ambi­ente e é larga­mente uti­liza­da em dec­o­rações mais fem­i­ni­nas e român­ti­cas. Os tons muito claros podem ser melancóli­cos.

6. Preto

A cor pre­ta é uma cor mais autoritária e que tam­bém pode ser asso­ci­a­da ao mis­te­rioso e ao espir­i­tu­al. Deve ser escol­hi­da para quem bus­ca mais iso­la­men­to e tam­bém mais aconchegante e, se usa­da cor­re­ta­mente, traz exclu­sivi­dade para o ambi­ente.

7. Branco

A cor bran­ca sim­boliza tran­quil­i­dade e com­bi­na com qual­quer dec­o­ração. Ela tam­bém é a base para uma dec­o­ração mais essen­cial­ista e min­i­mal­ista. Com a cor bran­ca, o ambi­ente pode ficar mais puro e espir­i­tu­al.

8. Laranja

A cor laran­ja tam­bém é ener­gia, vital­i­dade e suces­so. O ambi­ente fica mais ale­gre e sociáv­el, trazen­do orig­i­nal­i­dade e espon­tanei­dade à sala, mas deve ser usa­do com equi­líbrio.

9. Rosa

A cor rosa traz um sen­ti­men­to de sen­si­bil­i­dade, del­i­cadeza, fem­i­nil­i­dade, roman­tismo e beleza. Tam­bém deixa o ambi­ente mais cal­mo e com ener­gias pos­i­ti­vas.

10. Marrom

 A cor mar­rom, se usa­da no tom cer­to, pode deixar o ambi­ente ain­da mais aconchegante e traz­er uma sen­sação de sim­pli­ci­dade e con­for­to. Os ambi­entes mais rús­ti­cos se adap­tam bem à cor.

Quanto de tinta é necessário para pintar uma sala?

Para pin­tar uma sala é pre­ciso cal­cu­lar a metragem que será pin­ta­da, cal­cu­lan­do a altura como tam­bém a largu­ra das pare­des.

É pre­ciso tam­bém levar em con­ta quan­tas demãos de tin­ta serão apli­cadas. Quan­to mais demãos, mais inten­sas serão as cores das pare­des.

Na lata de tin­ta vem a infor­mação da capaci­dade de pin­tu­ra da tin­ta, e a par­tir dela você deve faz­er as con­tas. Depen­den­do do tipo, a quan­ti­dade vai ser var­iáv­el.

Para cal­cu­lar, veja quan­tos met­ros cada litro pin­ta e mul­ti­plique pela quan­ti­dade de demãos.

Mel­hores tin­tas para pin­tar a parede da sala

1. Látex PVA

Tin­ta à base de água, indi­ca­da para áreas inter­nas e secas. Essa tin­ta não é resistente à água, ao tem­po e ao tráfego inten­so de pes­soas. Essa tin­ta é mais bara­ta e mais indi­ca­da para pin­tar tetos.

2. Tinta acrílica

Tin­ta imper­me­áv­el, pode ser uti­liza­da em ambi­entes que recebem água. Se tiv­er muitas plan­tas em casa, pode ser uma opção.  Ela apre­sen­ta uma qual­i­dade maior e três tipos de acaba­men­to: fos­co, semi-bril­ho e aceti­na­da

3. Super lavável

Tin­ta bem resistente a limpezas e lavagens, pode ser usa­da em casa com cri­anças que têm o hábito de colo­car as mãos nas pare­des.

4. Inodora

O grande difer­en­cial dessa tin­ta é que perde o cheiro de tin­ta em até três horas. Essa tin­ta é ide­al para quem tem cri­anças e ani­mais de esti­mação.

5. Tinta epóxi 

Tin­ta resistente à água e pro­du­tos de limpeza e pode ser apli­ca­da em ambi­entes que tam­bém apre­sen­tam plan­tas ou grandes movi­men­tações. Essa tin­ta é a mais indi­ca­da para pisos e para azule­jos. Essa tin­ta requer téc­ni­ca para ser apli­ca­da.

6. Tinta Óleo 

Essa é uma tin­ta difer­en­ci­a­da, exce­lente para acaba­men­tos, pode ser apli­ca­da tan­to em móveis, por­tas e janelas (madeira, fer­ro ou aço).

7. Tinta Esmalte 

Essa tin­ta é bas­tante resistente, mas tem um cheiro forte e demo­ra para secar, pode ser encon­tra­da em acaba­men­tos fos­co, alto bril­ho ou aceti­na­do. É exce­lente para salas que recebem mui­ta luz.

8. Outras variações de tintas 

Além de pen­sar no tipo de tin­ta, há tam­bém vari­ações na qual­i­dade, no acaba­men­to e na tonal­i­dade.

Qualidade

Exis­tem três níveis de qual­i­dade de tin­tas: ECONÔMICA X STANDARD X PREMIUM. Dessa maneira, você pode encon­trar o preço ide­al e que cabe no seu bol­so.

Tonalidade

Há tam­bém duas opções, você pode escol­her uma tin­ta pronta ou fab­ricar uma tin­ta em uma tonal­i­dade especí­fi­ca, porém isso aumen­ta o cus­to da tin­ta.

Acabamento

Há qua­tro opções de acaba­men­tos de tin­tas: fos­co, aceti­na­do, semi-bril­ho e bril­hosa. Quan­to maior o bril­ho, maior a capaci­dade de dis­farce e quan­to mais fos­co, menor. Além dis­so, quan­to maior o bril­ho mais fácil de limpar e menor é o des­gaste. Sendo assim, as tin­tas bril­hosas são as mais van­ta­josas e tam­bém mais caras.

Out­ras opções de acaba­men­tos para parede da sala

  1. Pastil­has
  2. Ladrilhos
  3. Pedras
  4. Madeira
  5. Papel de Parede
  6. Tex­tu­ra em Ges­so