Luciana Ferreira e suas experiências dentro e fora do Brasil

ARQUITETA FUNDADORA DA EMPRESA DELL AMBIENTE, LUCIANA FERREIRA FALA UM POUCO SOBRE SUA CARREIRA E O QUE ESPERA DA PROFISSÃO.

POR ROBERTA CIVITARESE

revista-dell-ambiente-capitular-letra-f-36x50orma­da pela Esco­la Panamer­i­cana de Artes em Design de Inte­ri­ores, na cidade de São Paulo, no ano de 2000, a arquite­ta Luciana Fer­reira con­stru­iu uma car­reira rica em exper­iên­cias na arquite­tu­ra. Fez cur­rícu­lo, refor­mas e dec­o­rações não só em São Paulo, mas tam­bém na Europa e África, onde atu­ou em pro­je­tos para casas de 1.000 m². Entu­si­as­ta do esti­lo con­tem­porâ­neo mod­er­no, ela se inspi­ra em grandes nomes da arquite­tu­ra para o desen­volvi­men­to de seus tra­bal­hos.

Em 2014, Luciana Fer­reira fun­dou a Dell Ambi­ente, empre­sa com profis­sion­ais espe­cial­iza­dos na real­iza­ção de pro­je­tos res­i­den­ci­ais e empre­sari­ais. A cri­ação da Dell Ambi­ente atende ao obje­ti­vo de unificar todas as eta­pas do proces­so de dec­o­ração e refor­ma, além de se tornar um facil­i­ta­dor para os clientes. Na empre­sa, a arquite­ta é a respon­sáv­el pelo proces­so de cri­ação de pro­je­tos, aprovação de lay­outs, estu­dos e apli­cações de tendên­cias, além da gestão de toda a equipe colab­o­rado­ra das obras.

Por enten­der que a bus­ca por pro­je­tos de arquite­tu­ra vem se pop­u­lar­izan­do a cada dia, no ano pas­sa­do Luciana Fer­reira decid­iu inve­stir na elab­o­ração da Revista Dig­i­tal Online e criou a Revista Dell Ambi­ente, que entra ago­ra em sua séti­ma edição. E, nes­ta primeira entre­vista de 2018, a arquite­ta con­vi­da­da não podia ser out­ra…

1. REVISTA DELL AMBIENTESeu currículo é rico em experiências, inclusive fora do Brasil. Fale um pouco sobre esses projetos.

LUCIANA FERREIRANo Brasil, ela­bor­ei pro­je­tos res­i­den­ci­ais para grandes clientes na região do Panam­by, cober­turas de 600m² e duplex em San­tana. Atuo há mais de 20 anos com a mar­ca Dell Anno, fazen­do pro­je­tos de show­room. Ten­ho um grande foco em pro­je­tos de casas e aparta­men­tos res­i­den­ci­ais.

Na Europa e África, tive a opor­tu­nidade de faz­er pro­je­tos de casas de 1.000m², des­de a con­cepção da dec­o­ração até os detal­h­es em pais­ag­is­mo e área de rela­ciona­men­to comum, sem­pre com foco em pro­je­tos res­i­den­ci­ais, absorven­do ao máx­i­mo a indi­vid­u­al­i­dade de cada cliente.

2. REVISTA DELL AMBIENTEO que você percebe de mais marcante ao comparar a arquitetura no Brasil com a do exterior?

LUCIANA FERREIRA: A arquite­tu­ra no Brasil é muito mais par­tic­i­pa­ti­va, o cliente gos­ta de escol­her cada detal­he, vis­i­tan­do vários show­rooms, amostras e viven­do prati­ca­mente o dia a dia do arquite­to. Isso aca­ba sendo, em ger­al, um pouco des­gas­tante para o cliente, vis­to que é uma roti­na cansati­va. Já fora do país, a arquite­tu­ra de inte­ri­ores é deix­a­da total­mente na mão do profis­sion­al, para que a entregue pronta. Com certeza, o des­gaste do cliente é bem menor…

3. REVISTA DELL AMBIENTESeu estilo é contemporâneo moderno. Quais as suas principais fontes de inspiração?

LUCIANA FERREIRA: Os arquite­tos nos quais mais me inspiro são Tadao Ando, Frank Lloyd. Tam­bém gos­to de con­tem­plar as obras do Oscar Niemey­er.

4. REVISTA DELL AMBIENTEComo você enxerga a arquitetura hoje em dia e o que espera da profissão?

LUCIANA FERREIRA: Vejo que, atual­mente, a arquite­tu­ra deixou de ser algo para um públi­co especí­fi­co e está atingin­do cada vez mais a mas­sa. Hoje as pes­soas já enten­dem a neces­si­dade e importân­cia de um arquite­to e um design­er para cuidar de suas refor­mas e dec­o­rações. Eu espero que daqui em diante seja cada vez mais assim, que a profis­são se pop­u­lar­ize mais entre as pes­soas, que se torne algo mais acessív­el a todos.

5. REVISTA DELL AMBIENTEEssa é uma das razões para apostar numa revista que fale sobre arquitetura?

LUCIANA FERREIRA: Sim, a revista não só fala sobre arquite­tu­ra, mas tam­bém sobre como esse assun­to pode estar pre­sente no seu dia a dia, rela­ciona­do ao seu bem-estar, con­for­to e aconchego.

Conheça a Revista On-line da Dell Ambiente:

6. REVISTA DELL AMBIENTEPara encerrar, qual a sua maior realização como arquiteta?

LUCIANA FERREIRA: Ver o cliente sat­is­feito com o resul­ta­do de um de nos­sos pro­je­tos é grat­i­f­i­cante, afi­nal, tiramos a sua casa dos son­hos do papel e a traze­mos para a real­i­dade.