Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticação

VALORIZE A SUA DECORAÇÃO COM UM PROJETO PERSONALIZADO DE ILUMINAÇÃO PARA SALA DE ESTAR

POR: TANIA LISBOA

Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticaçãolumi­nosi­dade de um ambi­ente é um dos detal­h­es mais impor­tantes da dec­o­ração e para garan­tir a sen­sação de con­for­to no espaço de entreten­i­men­to e con­vivên­cia, o ide­al é inve­stir em um pro­je­to luminotéc­ni­co per­son­al­iza­do de ilu­mi­nação para sala, har­mo­niza­do com o lay­out, pois for­t­alece a entra­da de luz nat­ur­al e pro­move a uti­liza­ção ade­qua­da de luz arti­fi­cial.

   Con­sideran­do que o tem­po de per­manên­cia dos moradores na sala é bem maior do que nos demais cômo­d­os da residên­cia, é necessário que a ilu­mi­nação trans­forme a sua atmos­fera, tor­nan­do-a ain­da mais acol­he­do­ra. A exe­cução de um bom pro­je­to de ilu­mi­nação para sala exige a escol­ha ade­qua­da dos tipos de lâm­padas, de for­ma econômi­ca e sus­ten­táv­el, para con­seguir pro­duzir o efeito dese­ja­do na com­posição do ambi­ente, como uma ilu­mi­nação que trans­mi­ta calor, por exem­p­lo.

Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticação

   Con­forme as nor­mas téc­ni­cas de ilu­mi­nação, existe uma ilu­minân­cia mín­i­ma para a sala de estar, especi­fi­ca­do na nor­ma NBR 5413 5.3.65, que deter­mi­na que para o nív­el de ilu­minân­cia mín­i­mo, médio e máx­i­mo em lux na Luz ger­al do ambi­ente, deve ser uti­liza­do 100, 150 e 200 (lux) e para luz local 300, 500 e 700 (lux).

   A ilu­mi­nação ger­al do espaço pode ser fei­ta com uma luz cen­tral, que ten­ha como prin­ci­pal obje­ti­vo a dis­tribuição de luz por todo o ambi­ente de for­ma homogênea, suavizan­do a sua inten­si­dade além de con­ferir ao espaço uma sen­sação de aconchego e bem-estar.

Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticação

   As san­cas de ges­so pro­por­cionam uma boa ilu­mi­nação para sala, trazem a sen­sação de ampli­tude e ain­da fun­cionam como um acaba­men­to, como as san­cas sin­u­osas. As luminárias de teto no esti­lo pla­fon, quan­do colo­cadas em um pon­to cen­tral, pos­si­bili­tam que a lumi­nosi­dade seja dis­tribuí­da por todo o espaço e ambas con­fer­em ver­sa­til­i­dade para a ilu­mi­nação ger­al e ain­da são uti­lizadas como ele­men­tos dec­o­ra­tivos.

Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticação

   O uso de aran­de­las tor­na a ilu­mi­nação para sala mod­er­na, sofisti­ca­da e aju­da a cri­ar um cli­ma intimista, por se tratar de uma lumi­nosi­dade indi­re­ta. Esse mod­e­lo de luminária é pre­so na parede e a uti­liza como rebate­dor de luz, o que resul­ta em uma boa ilu­mi­nação con­cen­tra­da e difusa, simul­tane­a­mente.

   Os spots cri­am pon­tos de ilu­mi­nação para sala que não inter­fer­em, de maneira rad­i­cal, na sua dec­o­ração e tam­bém podem ser pon­tual­mente dire­ciona­dos para quadros e demais itens dec­o­ra­tivos. Há diver­sos mod­e­los de móveis para TV, a exem­p­lo de painéis e estantes, com spots embu­ti­dos e ess­es detal­h­es de ilu­mi­nação aju­dam a dar destaque para o local que o mobil­iário ocu­pa.

Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticação

   A luminária de piso fun­ciona como luz de apoio de sofás e poltronas, sendo a ide­al para os momen­tos de leitu­ra, já os lus­tres tor­nam o ambi­ente mais lux­u­oso e os pen­dentes e os aba­jures são char­mosos e ver­sáteis.

   Para fugir dos mod­e­los con­ven­cionais de luminárias, que tal reaproveitar obje­tos e cri­ar uma peça úni­ca e cheia de esti­lo? Use a sua cria­tivi­dade e faça peças ino­vado­ras e ousadas, até mes­mo palavras e fras­es podem ser trans­for­madas em luminárias cheias de charme e, nesse caso, escol­ha expressões como, por exem­p­lo, o tre­cho de um poe­ma ou músi­ca sig­ni­fica­tivos para você e crie uma peça mod­er­na, autên­ti­ca e com a sua per­son­al­i­dade.

   O impor­tante é deixar a ilu­mi­nação para sala com o cli­ma que aten­da às neces­si­dades e ao gos­to pes­soal dos moradores e os ele­men­tos escol­hi­dos devem val­orizar a com­posição do ambi­ente, com­bi­nan­do com o esti­lo da dec­o­ração.

Uma boa iluminação para sala confere ao ambiente mais beleza e sofisticação