Iluminação para cozinha: 10 ideias diferentes para você iluminar seu espaço

SE INSPIRE COM ESSAS 10 IDEIAS PARA DEIXAR A SUA COZINHA MAIS MODERNA, INOVADORA E ILUMINADA

POR TAMIRES CRISCIO

á diver­sas for­mas de cri­ar uma exce­lente ilu­mi­nação para coz­in­ha, que vão muito além daque­le lus­tre cen­tral de luz led. Hoje em dia, as soluções no seg­men­to de con­strução e de dec­o­ração estão cada vez mais ino­vado­ras e mod­er­nas, por isso é pre­ciso se man­ter atu­al­iza­do para desco­brir essas novas tendên­cias. Pen­san­do nis­so, sep­a­ramos 10 ideias para você deixar a sua coz­in­ha mais ilu­mi­na­da e de for­ma difer­ente. Antes dis­so, vamos apre­sen­tar alguns pon­tos impor­tantes e algu­mas per­gun­tas na hora de pen­sar a ilu­mi­nação para coz­in­ha:

6 Pontos importantes de iluminação para cozinha

1. Uma coz­in­ha bem ilu­mi­na­da é uma coz­in­ha mais segu­ra

Antes de mais nada, você deve se pre­ocu­par com a segu­rança no ambi­ente, por isso a ilu­mi­nação é fun­da­men­tal quan­do se lida com fogo, com facas e eletrodomés­ti­cos cor­tantes. Garan­ta que as áreas com mais “riscos” sejam as mais ilu­mi­nadas.

2. Há mais de um tipo de ilu­mi­nação para coz­in­ha

Ou seja, você dev­erá levar em con­ta, os três tipos de ilu­mi­nação para coz­in­ha. O primeiro tipo é para ilu­mi­nar as ativi­dades e garan­tir segu­rança, o segun­do tipo é o da área de ali­men­tação, e o ter­ceiro é as luzes dec­o­ra­ti­vas.  Além dis­so, há a ilu­mi­nação para humor, ou seja, para cri­ar mais aconchego e traz­er mais con­for­to para a coz­in­ha.

3. A ilu­mi­nação para coz­in­ha não deve cri­ar som­bras

Um dos pon­tos mais impor­tantes na hora de cri­ar uma boa ilu­mi­nação para coz­in­ha é que esta ilu­mi­nação não deve cri­ar som­bras, por isso, é pre­ciso bus­car um profis­sion­al espe­cial­iza­do.

4. Toda coz­in­ha deve con­tar com ilu­mi­nação nat­ur­al

Mes­mo que não haja muito ilu­mi­nação, a coz­in­ha deve sem­pre rece­ber um pouco de ilu­mi­nação nat­ur­al, mas o ide­al é quan­to mais ilu­mi­nação mel­hor.

5. A ilu­mi­nação da sua coz­in­ha deve val­orizar out­ros cômo­d­os da casa

Sendo a sua coz­in­ha fecha­da ou aber­ta é fun­da­men­tal que a sua ilu­mi­nação este­ja de acor­do com a sua casa, isso porque você quer cri­ar uma dec­o­ração com uma mes­ma base para o seu lar.

6. A ilu­mi­nação da sua coz­in­ha deve apre­sen­tar difer­entes níveis

A coz­in­ha é um ambi­ente que pre­cisa ter múlti­p­los pon­tos de ilu­mi­nação, por isso além da cen­tral, é pre­ciso pen­sar em out­ras for­mas de ilu­mi­nar.

Algu­mas per­gun­tas impor­tantes a se faz­er sobre ilu­mi­nação para coz­in­ha

Quan­to você quer inve­stir?

Antes de tudo, você deve ficar aten­to ao qual é o seu orça­men­to. A ilu­mi­nação de uma casa não é algo bara­to, por isso é pre­ciso se plane­jar.

Você tem um pro­je­to de ilu­mi­nação?

Além de saber o quan­to você quer inve­stir, você pre­cisa saber qual é o pro­je­to de ilu­mi­nação para a coz­in­ha. Você deve bus­car infor­mações e tam­bém pedir aju­da profis­sion­al.

Quais tipos de lâm­padas você vai usar?

Há tam­bém diver­sos tipos de lâm­padas disponíveis, as quais você deve pesquis­ar indo vis­i­tar lojas de mate­ri­ais de con­strução. Ou se infor­mar com a sua aju­da profis­sion­al.

Quais tipos de inter­rup­tores você vai usar?

Além das lâm­padas é pre­ciso pen­sar tam­bém nos inter­rup­tores, pois eles tam­bém fazem um papel impor­tante na fun­cional­i­dade delas.

Vale a pena inve­stir em um sis­tema inteligente de ilu­mi­nação?

Se você está crian­do a sua casa ide­al, sim! Ess­es sis­temas vão facil­i­tar a sua vida e autom­a­ti­zar ao máx­i­mo a ilu­mi­nação dan­do muito mais con­for­to para sua casa.

10 ideias diferentes de iluminação para cozinha

Além das ideias tradi­cionais de ilu­mi­nação para coz­in­ha, há out­ras ideias difer­entes que estão gan­han­do diver­sos lares. Aqui lis­ta­mos algu­mas delas:

Ideia 1: Cri­ar um pon­to de ilu­mi­nação em cima do fogão

Um dos pon­tos mais impor­tantes de sua coz­in­ha é fogão, já que é lá que todos os ali­men­tos vão ser prepara­dos, por isso capriche com um pon­to de luz em cima dele.

Ideia 2: Ilu­mi­nação den­tro dos armários de vidro

Se os seus armários vão ter por­ta de vidro, insira um fio de luz den­tro deles. Dessa maneira, essa ilu­mi­nação vai destacar ain­da mais os seus obje­tos.

Ideia 3: Luzes no pé dos armários de chão

Essa ilu­mi­nação além de deixar o cam­in­ho claro durante a noite, tam­bém traz um ar super mod­er­no para a coz­in­ha.

Ideia 4: Luzes cen­tral­izadas na mesa da coz­in­ha

Para cri­ar um ambi­ente mais ínti­mo na hora de faz­er as refeições na coz­in­ha, você pode colo­car luzes amare­las cen­tral­izadas na mesa. Essa ilu­mi­nação deixa o ambi­ente mais char­moso e acol­he­dor.

Ideia 5: Quadros de luzes nas pare­des

Ao invés de colo­car um lus­tre no meio da coz­in­ha, você pode cri­ar quadros de luzes na parede. Esse tipo de ilu­mi­nação é bem mod­er­na e ino­vado­ra. Com certeza, você vai cri­ar uma coz­in­ha úni­ca.

Ideia 6: Luzes embaixo de prateleiras

Estas luzes são mais dec­o­ra­ti­vas, mas trazem bas­tante charme para coz­in­ha. Além dis­so, durante a noite ao invés de ter que acen­der todas as luzes, você pode ilu­mi­nar ape­nas as prateleiras.

Ideia 7: Inve­stir em um pro­je­to de san­ca

A san­ca é um tipo de acaba­men­to de teto larga­mente uti­liza­dos em salas e em quar­tos, mas ela pode se esten­der para coz­in­ha, o que vai traz­er sofisti­cação, elegân­cia e refi­na­men­to para sua coz­in­ha.

Ideia 8: Colo­car luminárias maleáveis nas pare­des

Esta é uma solução bas­tante mod­er­na e cria­ti­va, já que com as luminárias maleáveis, você pode brin­car com as luzes e dire­cionar para onde dese­ja.

Ideia 9: Pon­tos de luzes inver­tidos

Uma for­ma bem cria­ti­va de ilu­mi­nar a coz­in­ha é crian­do diver­sos pon­tos de luzes no teto mas todos inver­tidos, dessa for­ma a coz­in­ha fica ilu­mi­na­do e o teto mais cria­ti­vo.

Ideia 10: Inve­stir em Plinth light­ing

Este tipo de luz é ain­da ino­vação no Brasil, mas é larga­mente uti­liza­da nos Esta­dos Unidos. Essas lâm­padas são pon­tos de luzes dec­o­ra­dos que podem ser insta­l­a­dos em qual­quer pro­je­to de madeira. Ou seja, você con­segue ilu­mi­nar qual­quer pon­to de sua coz­in­ha plane­ja­da.

Esper­amos que essas infor­mações te aju­dem a cri­ar ilu­mi­nação para coz­in­ha ide­al para sua casa, bons pro­je­tos!