Edição 10

O Guia definitivo do piso vinílico — conheça suas vantagens!

AO SE FALAR DE REVESTIMENTOS PARA O PISO DE CASA, TEMOS DIVERSAS OPÇÕES PARA TODOS OS CÔMODOS, MAS VOCÊ SABE DAS VANTAGENS DE USO DO PISO VINÍLICO EM SUA CASA?

uan­do vamos dec­o­rar nos­sa casa ou aparta­men­to, pre­cisamos con­tro­lar mili­met­ri­ca­mente diver­sos fatores do pro­je­to de dec­o­ração, como ilu­mi­nação, acús­ti­ca, refrig­er­ação, pare­des e os reves­ti­men­tos de piso. Entre as opções de reves­ti­men­tos, o piso viníli­co vem gan­han­do cada vez mais destaque nos aparta­men­tos. Sua ver­sa­til­i­dade, cus­to bene­fí­cio, var­iedade estéti­ca e facil­i­dade na insta­lação vem trans­for­man­do-o em uma das opções favoritas dos dec­o­radores e entu­si­as­tas da dec­o­ração no Brasil.

  As van­ta­gens de opção pelo piso viníli­co não são pou­cas e em nes­ta matéria serão apre­sen­ta­dos os diver­sos motivos para você uti­lizar esse piso em sua casa!

Funções acústicas do piso vinílico

  O proces­so de insta­lação do piso viníli­co é muito mais rápi­do que a insta­lação de um reves­ti­men­to comum, como o porce­lana­to ou out­ros pisos lam­i­na­dos. Porém, para que sua insta­lação seja fei­ta per­feita­mente é impor­tante que um profis­sion­al espe­cial­ista na insta­lação desse tipo a real­ize. Para o per­feito acaba­men­to, os úni­cos req­ui­si­tos são que o con­trapiso este­ja dev­i­da­mente seco e nive­la­do, sem imper­feições maiores que 1 mm. Out­ra van­tagem que tor­na a insta­lação do piso viníli­co mais con­ve­niente é a baixa quan­ti­dade de resí­du­os e a prati­ci­dade na limpeza pós-obras.

O Guia definitivo do piso vinílico - conheça suas vantagens!

Funções acústicas do piso vinílico

  A vida em aparta­men­to trouxe vários incô­mo­d­os, em espe­cial um chama­do de “viz­in­hos de cima”. O barul­ho cau­sa­do pelos moradores de cima cos­tu­ma ser con­stante, mes­mo que seja baixo, e isso pode acabar por ser muito incô­mo­do no dia a dia. Por isso, o piso viníli­co tem sido uma óti­ma escol­ha para aque­las pes­soas que querem poder ter suas roti­nas sem se pre­ocu­par com inco­modar os viz­in­hos. Esse iso­la­men­to acús­ti­co pro­por­ciona­do ocorre pelas car­ac­terís­ti­cas do mate­r­i­al embor­racha­do.

Durabilidade

  Um forte A resistên­cia do reves­ti­men­to em viníli­co é um pon­to pos­i­ti­vo para o mate­r­i­al. Desen­volvi­do para os mais diver­sos ambi­entes, do res­i­den­cial ao com­er­cial, o piso viníli­co apre­sen­ta diver­sos níveis de dura­bil­i­dade e resistên­cia. Na ver­são res­i­den­cial exis­tem três ver­sões para ambi­entes com movi­men­tações leves, mod­er­adas e pesadas. Então, con­sul­tar seu dec­o­rador para enten­der qual o piso ide­al para cada cômo­do em seu pro­je­to pode mel­ho­rar ain­da mais a vida útil do piso viníli­co. Resistên­cia à água Ao con­trário do lam­i­na­do de madeira comum, o piso de viníli­co tem as pro­priedades da “bor­racha”, o que pro­por­ciona grande resistên­cia à água. A imper­me­abil­i­dade nat­ur­al desse reves­ti­men­to acabou por pop­u­lar­izá-lo em out­ros ambi­entes da casa, que até então eram dom­i­na­dos pelos pisos frios, como ban­heiros e coz­in­has! Exis­tem trata­men­tos que mel­ho­ram ain­da mais a imper­me­abil­i­dade do piso viníli­co e essas ver­sões acabam sendo uma opção inter­es­sante para uma dec­o­ração difer­en­ci­a­da nos ban­heiros.

O Guia definitivo do piso vinílico - conheça suas vantagens!

  Cer­ta­mente, o piso viníli­co é uma das opções de reves­ti­men­tos mais inter­es­santes e van­ta­josas para a casa e sua apli­cação pode ser fei­ta nos quar­tos, salas, coz­in­has e até mes­mo em ban­heiros. Entre­tan­to, é necessário seguir as instruções pro­postas pelo fab­ri­cante com cuida­do.

  Um piso viníli­co que seja trata­do com cuida­do, emb­o­ra não ten­ha uma longev­i­dade igual às opções mais caras, pode ter uma vida útil de até 15 anos. Essas car­ac­terís­ti­cas, e muitas out­ras que não con­seguimos abor­dar no arti­go, jun­to com o preço mais baixo que faz dele uma opção per­fei­ta para novas famílias que bus­cam uma solução mais em econômi­ca para a obra!

O Guia definitivo do piso vinílico - conheça suas vantagens!