Fuja do branco: Veja novas ideias de cores para a sala

DA PINTURA DE PAREDE A DECORAÇÃO, INVISTA EM CORES PARA A SALA FORA DO PADRÃO

POR VICTÓRIA ABEL

onheci­do por ser um ambi­ente de encon­tros e reuniões entre ami­gos e família, a sala de estar pode ser o local de maior liber­dade para explo­rar uma boa dec­o­ração, seja ela ino­vado­ra e arro­ja­da ou aconchegante e român­ti­ca. Entre diver­sas opções de sofás, racks, poltronas e tapetes, muitos escol­hem por deixar nas pare­des do espaço a cor bran­ca: bási­ca e asserti­va. No entan­to, diver­sas out­ras cores para a sala podem fun­cionar bem, com­bi­nan­do com a dec­o­ração cer­ta.

O azul, por exem­p­lo, é pop­u­lar­mente con­heci­do por ser uma cor fria, que traz cal­ma e tran­quil­i­dade ao ambi­ente. A van­tagem de se optar por ele entre sua seleção de cores para a sala tam­bém é sua neu­tral­i­dade, um tom mais baixo de azul na parede pode com­bi­nar per­feita­mente tan­to com móveis col­ori­dos, quan­to com ver­sões mais neu­tras, como os clás­si­cos cin­za ou bege.

Se a prefer­ên­cia, no entan­to, for por um local mais inten­so e car­rega­do de emoção, escol­ha pelo ver­mel­ho. Ide­al para con­stru­ir um espaço mais intro­spec­ti­vo, a cor quente estim­u­la as sen­sações e aparenta prox­im­i­dade. A dica é com­biná-la com o bran­co e cores mais claras na dec­o­ração para dar cer­ta clar­i­dade e equi­líbrio à área. Além dis­so, defi­na a pin­tu­ra na parede do fun­do do sofá, isso tam­bém colab­o­ra para suaviza­ção do ambi­ente. O mes­mo vale para out­ras cores para a sala, como o laran­ja e amare­lo.

Ousar nas cores para sala é super inter­es­sante se a intenção for arquite­tar um espaço mais mod­er­no. A Pan­tone lançou, recen­te­mente, o ultra­vi­o­le­ta como cor do ano, nada con­ven­cional quan­do asso­ci­a­da à dec­o­ração. A intenção é jus­ta­mente ofer­e­cer uma pro­pos­ta de exper­i­men­tação e não con­formis­mo. Usá-la em sua sala de estar pode traz­er um efeito de curiosi­dade e mis­tério para aque­les que a vis­itarem.

E quan­to ao rosa? Já pen­sou nele estar entre as cores para a sala? A cor é geral­mente rela­ciona­da a quar­tos infan­tis ou de ado­les­centes, mas pode ser bem acei­ta na sala, se ali­a­da a cores par­ceiras. Um rosa mais queima­do pin­ta­do em uma das pare­des e mis­tu­ra­do a uma dec­o­ração com móveis pre­tos, cin­zas e bran­cos, for­mam um ambi­ente super refi­na­do.

Assim como o rosa, as cores turque­sa, amarela, verde e azul, quan­do em tons mais próx­i­mos aos pastéis, podem cri­ar um espaço mei­go, român­ti­co e sofisti­ca­do, se unidos à orna­men­tação clás­si­ca de móveis. Con­sidere as chamadas can­dy col­or para suas cores para a sala.