Elon Musk: A capacidade de inovar para o futuro.

COMO O EMPRESÁRIO ELON MUSK E SEUS PROJETOS PODEM INFLUENCIAR NA ARQUITETURA DO FUTURO COM A TECNOLOGIA ALIADA A SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA ELÉTRICA.

POR GABRIEL CARDOSO

revista-dell-ambiente- Elon Musk

Elon Musk, um dos maiores empresários e visionários da atu­al­i­dade, sua mis­são de vida aten­der as neces­si­dades reais da humanidade para o futuro, bus­can­do aux­il­iar des­de o desen­volvi­men­to de automóveis sus­ten­táveis e seguros até a explo­ração espa­cial. Para o empresário, a neces­si­dade de uma mel­ho­ra sub­stan­cial na vida na ter­ra é um obje­ti­vo que pre­cisa ser atingi­do o mais rápi­do o pos­sív­el, e usan­do suas empre­sas ele bus­ca pro­je­tar as soluções tec­nológ­i­cas do futuro. Com foco em pesquisa e desen­volvi­men­to de tec­nolo­gias sus­ten­táveis, suas empre­sas tra­bal­ham em setores como auto­mo­bilís­ti­cos, energéti­cos, trans­porte públi­co e explo­ração espa­cial.

Como a tecnologia de Elon Musk pode mudar as residências?

Um dos maiores obje­tivos do empresário é mudar as prin­ci­pais fontes energéti­cas usadas no plan­e­ta, alteran­do dos com­bustíveis comuns, como petróleo e carvão, para alter­na­ti­vas como ener­gia solar e eóli­ca. Uma de suas empre­sas, a SolarCi­ty, tem pro­je­tos volta­dos para soluções em larga escala de pro­dução e armazena­men­to de ener­gia solar. O empresário Elon Musk é tão cer­to que sua solução é viáv­el em ter­mos finan­ceiros e de abastec­i­men­to que ele propôs o desafio de entre­gar uma plan­ta de ener­gia solar e bate­rias com capaci­dade de armazenar 100 Megawatts em 100 dias. Caso o pra­zo não seja cumpri­do a insta­lação da plan­ta de ener­gia seria total­mente ausente de cus­to para o gov­er­no aus­traliano.

Nas empre­sas fun­dadas pelo empresário Elon Musk, não são feitas ape­nas soluções em larga escala como as plan­tas de ener­gia solar da Solar City, os trans­portes em alta veloci­dade do Hyper­loop ou o desen­volvi­men­to de tec­nolo­gia espa­cial da SpaceX. Uma con­sid­eráv­el parte de suas empre­sas bus­ca fornecer soluções para o con­sum­i­dor final, prin­ci­pal­mente a Tes­la Motors, que além de veícu­los elétri­cos de alto desem­pen­ho, tam­bém pro­duz soluções para ener­gia solar caseira como Painéis solares e a bate­ria Pow­er­Wall, que rep­re­sen­tam um avanço na arquite­tu­ra res­i­den­cial sus­ten­táv­el.

revista-dell-ambiente-tesla- Elon Musk

A pos­si­bil­i­dade de um sis­tema de ener­gia solar mais efi­ciente, com uma menor área total e com uma bate­ria de armazena­men­to esteti­ca­mente sat­is­fatória deixa ain­da mais inter­es­sante a pos­si­bil­i­dade de inte­grar ess­es sis­temas nos pro­je­tos de arquite­tu­ra. Bus­can­do unir efi­ciên­cia energéti­ca, respeito ao meio ambi­ente e tec­nolo­gia de pon­ta, Elon Musk está se esta­b­ele­cen­do cada vez mais como um dos visionários do futuro. Que ao invés de ape­nas imag­i­nar como serão as novas tec­nolo­gias ele bus­ca as pro­je­tas, cri­ar e redesen­har nos­sa visão do futuro, tan­to pes­soal­mente quan­to social­mente.

Inter­es­sa­do em ver mais sobre o desen­volvi­men­to dos pro­je­tos do empresário Elon Musk? Acom­pan­he como alguns de seus pro­je­tos podem influ­en­ciar a arquite­tu­ra e a dec­o­ração de ambi­entes na Revista Dell Ambi­ente Online e no próprio Twit­ter do visionário!