Decoração de cozinha americana: um estilo moderno e integrativo para o seu lar

VEJA AS DIVERSAS OPÇÕES DE DECORAÇÃO DE COZINHA AMERICANA PARA ESPAÇOS GRANDES E PEQUENOS

POR TAMIRES CRISCIO

dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana pode ser muito vari­a­da, abri­g­an­do, dessa maneira, difer­entes opções de gos­tos e de bol­sos.

Tan­tos lares, com pequenos ou grandes espaços, podem optar por esse esti­lo de coz­in­ha bas­tante mod­er­no e inte­gra­ti­vo, amplian­do ain­da mais as áreas soci­ais.

Para quem gos­ta de rece­ber vis­i­tas e ter um lar no qual a ali­men­tação é a parte cen­tral, esse é o tipo ide­al.

Hoje em dia, a dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana vem sendo cada vez mais apli­ca­da em diver­sos lares brasileiros, que querem estar aten­tos às novas tendên­cias de dec­o­ração de ambi­entes.

Por mais que muitas pes­soas acred­item que esse tipo de coz­in­ha é mais caro, pode ser ain­da mais econômi­co e práti­co quan­do com­para­do com as coz­in­has tradi­cionais entre qua­tro pare­des.

Vamos faz­er uma revisão sobre dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana para mostrar vari­adas opções!

O que é cozinha americana?

A coz­in­ha amer­i­cana é um tipo de coz­in­ha muito comum e ampla­mente uti­liza­do nos Esta­dos Unidos, por isso o seu nome.

Esse tipo de coz­in­ha é geral­mente apli­ca­do em espaços maiores, por con­tar com uma “ilha cen­tral”, mas foi adap­ta­do aos espaços pequenos e rece­beu, no lugar da “ilha”, um bal­cão.

A grande van­tagem da coz­in­ha amer­i­cana é a ampla inte­gração que o pro­je­to garante para o ambi­ente, que se tor­na uma área social ampla­mente uti­liza­da.

Nesse tipo de coz­in­ha, algu­mas pare­des e por­tas per­dem a util­i­dade, por isso deix­am os ambi­entes com aparên­cia de maiores e per­mitem uma comu­ni­cação com a sala de jan­tar e de estar, por exem­p­lo.

Hoje, a dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana segue duas ver­tentes: a de ilha e a de bal­cão.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Mas, primeiro, veja cin­co van­ta­gens e cin­co desvan­ta­gens sobre esse tipo de coz­in­ha:

5 vantagens: decoração de cozinha americana

A coz­in­ha amer­i­cana tem gan­hado cada vez mais as casas e os aparta­men­tos brasileiros dev­i­do às suas inúmeras van­ta­gens. Aqui vamos citar algu­mas delas:

1. Mudança radical em uma reforma 

Para quem opta por este tipo de coz­in­ha, pode con­tar com uma mudança bem rad­i­cal e difer­en­ci­a­da em relação às coz­in­has tradi­cionais brasileiras.

2. União de dois ou mais ambientes  

Este tipo de coz­in­ha tam­bém pro­por­ciona uma união de dois ou mais ambi­entes, geran­do uma inte­gração e comu­ni­cação entre diver­sas áreas.

3. Total customização e personalização  

Este tipo de coz­in­ha tam­bém pode ser total­mente cus­tomiza­do e per­son­al­iza­do para os difer­entes dese­jos.

4. Garantia de modernidade e de sofisticação  

Duas car­ac­terís­ti­cas bási­cas deste tipo de coz­in­ha é a garan­tia de mod­ernidade e de sofisti­cação, pois o ambi­ente final fica atu­al­iza­do e muito ele­gante, mes­mo sim­ples ou mais com­ple­to.

5. Criação de mais um espaço de alimentação 

Tan­to a ilha como o bal­cão se tor­nam um espaço a mais de ali­men­tação, dessa for­ma, a coz­in­ha amer­i­cana pode até mes­mo sub­sti­tuir a neces­si­dade de uma sala de jan­tar e tornar a coz­in­ha ain­da mais recep­ti­va.

5 desvantagens: decoração de cozinha americana

Mes­mo sendo um esti­lo de coz­in­ha que traz diver­sas van­ta­gens, a dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana tam­bém traz algu­mas desvan­ta­gens e, entre elas, apon­ta­mos algu­mas:

1. Cheiro espalhado pelo lar  

Depen­den­do do tipo de comi­da que você for coz­in­har, é pre­ciso levar em con­ta que o cheiro vai ser espal­ha­do para todos os out­ros ambi­entes.

2. Fumaça espalhada pelo lar  

Out­ro pon­to neg­a­ti­vo é que, toda vez que você for coz­in­har, a fumaça tam­bém atin­girá out­ros ambi­entes.

3. Gordura espalhada pelo lar  

Se você tem uma ali­men­tação que uti­liza mui­ta frit­u­ra, é pre­ciso repen­sar se este tipo de dec­o­ração de coz­in­ha é a mel­hor opção. Limpar gor­du­ra da coz­in­ha já não é uma tare­fa fácil, imag­ine ter que encon­trar partícu­las de gor­du­ra em out­ros ambi­entes tam­bém.

4. Necessidade de constante arrumação e organização  

Como a dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana é aber­ta, uma desvan­tagem é que não é pos­sív­el fechar uma por­ta para escon­der a bagunça da coz­in­ha, por­tan­to, ela é indi­ca­da para as pes­soas que têm o hábito de man­ter a coz­in­ha sem­pre arru­ma­da e orga­ni­za­da.

5. Diminuição de espaços para armários

Depen­den­do do taman­ho do espaço, a dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana pode apre­sen­tar menos espaço para armários do que o ide­al. Por isso, você deve levar isso em con­ta, para ver se ela é ou não uma boa opção para o seu lar.

10 dicas gerais de decoração de cozinha americana

Na hora de realizar a sua dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana, seja ela em for­ma­to de ilha ou em for­ma­to de bal­cão, é fun­da­men­tal pen­sar em alguns pon­tos impor­tantes. Aqui vamos lis­tar 10 dicas gerais que você deve pen­sar na hora de cri­ar a dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana:

Dica 1: Faça um bom planejamento  

Iden­ti­fique diver­sas opções para posi­cionar cada eletrodomés­ti­co e defi­na a local­iza­ção final. É fun­da­men­tal que o fogão e a geladeira não fiquem opos­tos, pois, dessa maneira, o calor do fogão pode ger­ar prob­le­mas ao res­fri­a­men­to da geladeira. Você vai pre­cis­ar aproveitar bem o espaço e pen­sar em todos os armários necessários. Além dis­so, leve em con­ta tam­bém a movi­men­tação e a cir­cu­lação pelo ambi­ente.

Dica 2: Invista em cores claras 

Para deixar o ambi­ente ain­da mais amp­lo, opte por usar cores claras, mas tome cuida­do com o tipo de reves­ti­men­to para não deixar o ambi­ente difí­cil de limpar.

Dica 3: Coloque uma boa iluminação  

Mes­mo sendo uma coz­in­ha mais aber­ta e que pode aproveitar a ilu­mi­nação dos out­ros ambi­entes, é fun­da­men­tal ter boa vis­i­bil­i­dade na hora da ali­men­tação.

Dica 4: Pense em um piso que traga integração  

O piso tam­bém deve ter a mes­ma iden­ti­dade da dec­o­ração da coz­in­ha amer­i­cana, por isso é impor­tante pen­sar em um piso que tra­ga ain­da mais inte­gração para o ambi­ente.

Dica 5: Verifique a estrutura física antes de quebrar paredes 

Muitas casas e aparta­men­tos apre­sen­tam estru­turas físi­cas que não podem ser que­bradas. Estas vigas e pilares foram desen­volvi­dos para garan­tir tan­to a sus­ten­tação das pare­des como tam­bém das lajes, por isso é muito impor­tante ver­i­ficar a plan­ta antes de optar por esse tipo de coz­in­ha.

Dica 6: Opte pela alvenaria  

Para deixar o pro­je­to de dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana ain­da mais bara­to, invista em um pro­je­to que use bas­tante a alve­nar­ia, dessa maneira, os cus­tos são baratea­d­os e você con­segue realizar uma coz­in­ha que aten­da aos seus dese­jos.

Dica 7: Não há necessidade de ter cooktop, forno e microondas de parede 

Ou seja, mes­mo que você ide­al­ize a coz­in­ha dos son­hos com os três itens rela­ciona­dos aci­ma, você pode muito bem cri­ar uma dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana uti­lizan­do os obje­tos tradi­cionais, sem pre­cis­ar inve­stir uma grande quan­ti­dade de din­heiro.

Dica 8: Aproveite as trocas de showroom  

Toda vez que você for pen­sar em cri­ar uma nova dec­o­ração de coz­in­ha amer­i­cana, aproveite as tro­cas de mostruários para rece­ber descon­tos de até 70%, pois, dessa maneira, você con­segue ter a coz­in­ha dos seus son­hos e por um preço ain­da mais acessív­el.

Dica 9: Não há uma regra geral, por isso use a criatividade 

Não é ape­nas uma dec­o­ração ide­al de coz­in­ha amer­i­cana, por isso você pode usar diver­sas refer­ên­cias para cri­ar a coz­in­ha que mel­hor aten­da às suas neces­si­dades. Há diver­sas opções tan­to para ilhas como para os bal­cões.

Dica 10: Capriche na decoração da cozinha americana 

Já que a sua coz­in­ha será integra­da à residên­cia, crie um esti­lo úni­co e abuse dos obje­tos de dec­o­ração den­tro desse esti­lo. Você pode uti­lizar livros, obje­tos culinários, potes de ali­men­tos, velas, suportes de espe­cia­rias, entre muitas out­ras coisas para cri­ar a coz­in­ha ide­al.

Tipos de decoração de cozinha americana

Tan­to os bal­cões como as ilhas podem apre­sen­tar uma mesa em desnív­el, nichos, for­mas difer­entes, equipa­men­tos embu­ti­dos, cores fortes, mesclas de mate­ri­ais, for­mas geométri­c­as, aproveita­men­to de espaço inter­no, entre out­ras car­ac­terís­ti­cas.

Isso mostra como a dec­o­ração da coz­in­ha amer­i­cana pode ser ultra­ver­sátil e cheia de pos­si­bil­i­dades e opor­tu­nidades.

Decoração de cozinha americana: espaço grande – estilo ilha

Para residên­cias com espaço grande, a mel­hor opção de coz­in­ha amer­i­cana é no esti­lo ilha.

Mes­mo sendo pro­je­ta­da para espaços maiores, as ilhas tam­bém podem ser adap­tadas aos espaços pequenos.

As ilhas trazem otimiza­ção para a coz­in­ha, e garan­tem uma cen­tral­iza­ção do espaço.

Decoração de cozinha americana: espaço pequeno – estilo balcão

Para quem tem um espaço pequeno, a mel­hor opção de coz­in­ha amer­i­cana é no esti­lo bal­cão. O bal­cão tam­bém pode ser uti­liza­do em espaços maiores.

O bal­cão traz muitas opções de acaba­men­to, tan­to mais baratos, como os de cimen­to queima­do, como tam­bém os mais caros, em gran­i­to.

Isso fica livre para escol­ha, mas ambos per­mitem uma alta fun­cional­i­dade e deix­am o ambi­ente muito mais práti­co para ser uti­liza­do no dia a dia.

Os bal­cões tam­bém podem rece­ber armários e ain­da cadeiras difer­en­ci­adas, deixan­do a coz­in­ha mais orga­ni­za­da e estilosa.