Criatividade na arquitetura com a Casa Lego

SE VOCÊ ACHA QUE ARQUITETURA É APENAS PRÉDIOS DUROS E QUADRADOS, CONHEÇA POR DENTRO A CRIATIVIDADE NA ARQUITETURA DA CASA LEGO

POR ADRIANO RODRIGUES

ara mostrar­mos que existe lev­eza, transparên­cia, brin­cadeiras e mui­ta cria­tivi­dade na arquite­tu­ra, a revista Dell Ambi­ente te dá um pre­sente neste mês de dezem­bro (mês de con­frat­er­niza­ção e das fes­tas de fim de ano). Troux­e­mos como matéria de capa, um arti­go que você vai ler brin­can­do, fize­mos uma matéria leve e descon­traí­da sobre a Casa Lego (con­heci­da tam­bém como Lego House).

A Casa Lego é um pro­je­to arquitetôni­co que envolve arte, arquite­tu­ra, cria­tivi­dade, arro­jo e até mes­mo pub­li­ci­dade para a mar­ca, pois o cora­joso pro­je­to  acabou se tor­nan­do uma atração e até mes­mo um out­door per­ma­nente da cidade.

A casa foi pro­je­ta­da pelo arquite­to dina­mar­quês Bjarke Ingels, e inau­gu­ra­da no dia 28 de setem­bro de 2017, em Bil­lund, na Dina­mar­ca (onde a mar­ca Lego foi fun­da­da). A Casa Lego virou uma grande atração para o municí­pio e o país. É tam­bém um museu da mar­ca, pois além de con­ter várias atrações, tem tam­bém uma área que con­ta por meio de time line a história da Lego.

Sua área de con­strução é de 12 mil met­ros quadra­dos, é com­pos­ta por 21 peças gigantes de Lego, tem 3 restau­rantes, lojas próprias e 4 áreas para jogos. Em sua área exter­na a con­strução se assemel­ha muito com as peças de Lego. Percebe­mos tal semel­hança pelos detal­h­es dos pinos nos tel­ha­dos e a for­ma nada con­ven­cional que a arquite­tu­ra tem. Na parte inter­na, a casa tem vários espaços, um deles demon­stra a fase de desen­volvi­men­to da cri­ança e para mostrar esse desen­volvi­men­to, as áreas foram divi­di­das em três cores e cada cor tem seu sig­nifi­ca­do;

1 — a cor azul rep­re­sen­ta a cog­nição;

2 — a cor ver­mel­ha rep­re­sen­ta a cria­tivi­dade;

3 — já a cor amarela rep­re­sen­ta o desen­volvi­men­to emo­cional

Out­ra área inter­es­sante da Casa Lego é a área das escul­turas dos dinos­sauros. Neste setor podemos ver três dinos­sauros, um ver­mel­ho, um verde e out­ro amare­lo. A riqueza de detal­h­es das escul­turas impres­siona, os dinos­sauros foram feitos com 300 mil peças de Lego, é brin­cadeira!?

A casa Lego foi construída a partir dos conceitos de transparência e leveza”

Bjarke Ingels

O arquiteto da Casa Lego

Bjarke Ingels é um arquite­to cria­ti­vo e ousa­do, pois seus pro­je­tos nada con­ven­cionais desafi­am a arquite­tu­ra tradi­cional  e bus­ca ino­var, arro­jar e romper com os padrões esta­b­ele­ci­dos pela arquite­tu­ra con­ven­cional. Ingels usa em seus tra­bal­hos con­ceitos de desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e questões soci­ológ­i­cas.

Além de tudo isso, o Pre­mi­a­do arquite­to Bjarke Ingels é sócio fun­dador do escritório de arquite­tu­ra BIG (Bjarke Ingels Group Projects). O BIG é um reno­ma­do escritório de arquite­tu­ra, mas pode ser con­sid­er­a­do tam­bém um grupo de arquite­tos, design­ers e pen­sadores de Copen­h­ague e Nova York. O BIG gan­hou uma grande rep­utação na lin­ha da arquite­tu­ra ino­vado­ra, eles troux­er­am mui­ta cria­tivi­dade para a arquite­tu­ra.

Veja a galeria de imagens com os projetos do BIG

  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: Gam­mel Hellerup — Giná­sio
  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: VIA 57 Oeste — Edifí­cio res­i­den­cial;
  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: Superk­ilen — Par­que públi­co;
  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: Beach and Howe — Pré­dio impo­nente em Van­cou­ver;
  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: 8 House — Arquite­tu­ra de uso mis­to;
  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: Moun­tain Dwellings — Edifí­cio pre­mi­a­do no dis­tri­to de Ørestad;
  • Cria­tivi­dade na arquite­tu­ra: VM Hous­es — Pro­je­to habita­cional em Ørestad , Copen­h­ague

Quan­do você chega em um lugar e sente que não pre­cisa faz­er esforço, sente que ele foi feito com lev­eza e de for­ma lúdi­ca e que tudo flui de for­ma nat­ur­al, você tem a sen­sação de que os arquite­tos sim­ples­mente empil­haram peças de lego”

Bjarke Ingels