Cozinha inteligente e bem decorada, como deixar o ambiente bonito e prático.

É MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA MONTAR A SUA PRÓPRIA COZINHA INTELIGENTE, NÃO É APENAS TECNOLOGIA, MAS SIM UM CONCEITO DE PRATICIDADE.

Não sabe como mon­tar uma coz­in­ha inteligente? Aqui você encon­trará infor­mações, pois nem tudo é questão de alta tec­nolo­gia! O con­ceito pro­move um ambi­ente com prati­ci­dade, con­for­to e segu­rança.

   O ide­al para uma coz­in­ha inteligente é uti­lizar todos os espaços da for­ma mais fun­cional pos­sív­el, garan­ti­n­do liber­dade nas movi­men­tações e fácil aces­so a áreas col­i­gadas, como por exem­p­lo a área das pan­elas e a do fogão.

   Grandes ali­a­dos para isso são móveis que pos­suam gave­tas ou os com­pactos, como por­ta-tem­per­os ou um por­ta-tal­heres indus­tri­al.

Os itens que são usa­dos no dia a dia devem estar próx­i­mos e ao alcance das mãos, para que não seja necessário se movi­men­tar muito para pegá-los, higi­en­izá-los e após o uso, guardá-los nova­mente. Assim, é pos­sív­el evi­tar ter que mover cadeiras, colo­car escadas, e no pior dos casos, causar algum tipo de aci­dente.

Uma óti­ma dica tam­bém é não man­ter vidros e facas em locais altos, pois mes­mo não sendo usa­dos no dia a dia, a reti­ra­da pode ser mais com­plexa e ofer­e­cer algum risco. Nesse caso, itens como trav­es­sas de vidro e facas de chur­ras­co podem ser armazena­dos fora das áreas de mais uso (fogão, pia, bal­cão) e deix­a­dos na despen­sa ou em armários baixos.

Cozinha inteligente e bem decorada, como deixar o ambiente bonito e prático.

   Para aque­les que têm cri­anças em casa, a mel­hor ideia é guardar ess­es itens que não são usa­dos diari­a­mente em locais baixos e em gave­tas com tra­va de segu­rança ou armários igual­mente seguros.

   O espaço de cir­cu­lação da coz­in­ha deve ser livre, sem que a pes­soa que este­ja uti­lizan­do aque­le cômo­do pre­cise desviar de mesas, cadeiras ou enfeites.

   A tec­nolo­gia tam­bém pode ser uma grande ali­a­da, não nec­es­sari­a­mente são necessários itens tec­nológi­cos, como uma geladeira de últi­ma ger­ação, item de preço ele­va­do, mas pro­mover a otimiza­ção da coz­in­ha, como recu­os nas pare­des, boa ilu­mi­nação e dis­tribuição dos acessórios.

Cozinha inteligente e bem decorada, como deixar o ambiente bonito e prático.

   Uma óti­ma dica para facil­i­tar na mon­tagem da sua coz­in­ha inteligente tam­bém é lis­tar todas suas neces­si­dades, livran­do-se de itens que não são usa­dos há muito tem­po e estão ocu­pan­do espaço. Parte do proces­so de repag­i­nação do ambi­ente é lis­tar as coisas que você gos­ta e não gos­ta na sua coz­in­ha atu­al, des­de cores até pare­des ou eletrodomés­ti­cos que inco­modam e, com isso, você chegará à con­clusão se o espaço pre­cisa de uma peque­na refor­ma ou se os móveis podem ser ape­nas rear­ran­ja­dos.

A ilu­mi­nação da coz­in­ha inteligente tam­bém é um pon­to essen­cial e nos­sas sug­estões incluem luz aci­ma da pia de lavar louças e aci­ma do fogão, pois são lugares que exigem luz própria e dire­ciona­da, e que fazem com que as tare­fas na coz­in­ha fiquem ain­da mais sim­ples, assim como uma luz próx­i­ma aos armários tam­bém facili­ta o manu­seio de itens e tem­per­os.

Segun­do as tendên­cias do catál­o­go da Ikea para 2019, as coz­in­has terão tons mais escuros, back­splash­es (espaço entre o fogão e a pia) que trazem uma noção de per­spec­ti­va, com tex­turas difer­entes.

Além dis­so, uma out­ra tendên­cia, é a mul­ti pro­postas para vários itens, por exem­p­lo, um espel­ho que se tor­na um cab­ine em sua parte de trás, no caso da coz­in­ha, um armário que guar­da tem­per­os e panos de pra­to.

Cozinha inteligente e bem decorada, como deixar o ambiente bonito e prático.

   Para os amantes da dec­o­ração e entu­si­as­tas, a dica é, após avaliar a plan­ta da sua coz­in­ha, ver­i­ficar o encana­men­to do seu ambi­ente, e faz­er as con­tas do seu orça­men­to para uma refor­ma. Defi­na um esti­lo para todos os móveis, as cores das pare­des, as tex­turas e até os itens que você for adquirir. Isso vai faz­er com que você se orga­nize mais facil­mente e ain­da pos­sa orçar os seus itens. Como sug­estão adi­cional, crie uma “wish­list” em lojas de depar­ta­men­tos e com­pare preços, funções e serviço de assistên­cia téc­ni­ca. Bus­car infor­mações é tare­fa essen­cial para garan­tir a qual­i­dade e econo­mia.