Cômoda para quarto: beleza e praticidade no mesmo móvel

A CÔMODA PARA QUARTO É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM DESEJA ALIAR REQUINTE E ORGANIZAÇÃO

POR: TANIA LISBOA

A cômo­da para quar­to é um móv­el ver­sátil que ocu­pa pouco espaço e se ade­qua facil­mente às neces­si­dades indi­vid­u­ais, ela é uma boa opção para a sub­sti­tu­ição de guar­da-roupa, se o local disponi­bi­liza peque­nas metra­gens. O móv­el é muito efi­caz na orga­ni­za­ção do ambi­ente, os mod­e­los mais pop­u­lares pos­suem gave­tas que podem ser uti­lizadas para guardar suas roupas de uso cotid­i­ano, a exem­p­lo de camise­tas e calças e demais ves­ti­men­tas que pos­sam ser dobradas e empil­hadas, ou até mes­mo como sap­ateira. As opções com por­tas e gavetões são ideais para armazenar roupas de cama, cober­tores, toal­has de ban­ho e out­ros itens maiores.

   Os designs de cômo­da para quar­to estão cada vez mais diver­si­fi­ca­dos com mod­e­los, larguras e alturas vari­adas que aju­dam a otimizar e tam­bém a delim­i­tar o espaço. As peças aten­dem des­de os esti­los clás­si­cos, vin­tages, alguns mod­e­los retrô são acom­pan­hados de espel­ho e pen­tead­eira, até os esti­los mais con­tem­porâ­neos e despo­ja­dos, há pro­je­tos ino­vadores que mis­tu­ram cores vibrantes com a cor nat­ur­al da madeira, peças espel­hadas ou com algum toque de orig­i­nal­i­dade capaz de trans­for­mar o móv­el em um pon­to de destaque.

   Se você dis­põe de pouco espaço uma dica é inve­stir em uma cama plane­ja­da com a cômo­da para quar­to, um móv­el mul­ti­fun­cional que alia con­for­to e prati­ci­dade ao mel­hor aproveita­men­to do local. O mer­ca­do disponi­bi­liza mod­e­los padroniza­dos, mas caso queira um pro­je­to per­son­al­iza­do con­trate uma empre­sa espe­cial­iza­da para fab­ricá-lo e desse modo o design, o taman­ho e a dis­posição das gave­tas ou inclusão de por­tas, por exem­p­lo, serão feitos sob medi­das para aten­der às suas neces­si­dades além de imprim­ir o seu gos­to pes­soal e garan­tir a com­bi­nação com o restante da dec­o­ração.

   Uma boa ideia para aproveitar as múlti­plas funções da cômo­da para quar­to é uti­lizá-la como móv­el para a TV, os mais lar­gos e altos podem ser usa­dos como rack e os mais baixos, ain­da que mais estre­itos, podem aco­modar um painel, nos dois casos a har­mo­niza­ção com a dec­o­ração aju­da a cri­ar um ambi­ente relax­ante, mod­er­no e requin­ta­do.

   O uso de cômo­da para quar­to de bebê é muito comum, uma vez que é capaz de aco­modar per­feita­mente as roupin­has, man­tas e calça­dos da cri­ança. Já a uti­liza­ção do seu tam­po é fei­ta de maneiras mais habit­u­ais como para com­por­tar kits de higiene, aba­jur, obje­tos dec­o­ra­tivos ou pode ser adap­ta­do e se trans­for­mar em um exce­lente tro­cador de fral­das, max­i­mizan­do os usos da peça de um modo práti­co, sim­ples e econômi­co que val­orizam o ambi­ente, tor­nan­do-o muito mais boni­to e fun­cional.

   Em espaços reduzi­dos o tam­po dos mod­e­los de cômo­da para quar­to de menor estatu­ra, aque­les mais baixos e menores, podem ter usos sim­i­lares aos cri­a­dos-mudos e mesin­has de cabe­ceira. Out­ras soluções práti­cas sug­erem o maior aproveita­men­to do local, uma delas é incluir, aci­ma do móv­el, algu­mas prateleiras, nichos ou até mes­mo um cabideiro. São ideias cria­ti­vas e de sim­ples exe­cução que aumen­tam as fun­cional­i­dades do móv­el trazen­do mais beleza e toques de esti­lo e per­son­al­i­dade para o quar­to.