COMO DECORAR UM QUARTO INFANTIL UNISSEX?

Com algumas dicas se torna muito fácil você decorar um quarto infantil unissex.

POR TAMIRES CRÍSCIO

Atual­mente está surgin­do uma nova tendên­cia para a dec­o­ração de quar­tos infan­tis. O uso do azul para meni­nos e do rosa para meni­nas está cada vez mais se mod­i­f­i­can­do, e muitos pais estão escol­hen­do opções mais genéri­c­as para dec­o­rar o quar­to das cri­anças.

Talvez o quar­to seja com­par­til­ha­do tan­to por meni­nas, como por meni­nos, mas uma coisa é

cer­ta, é pos­sív­el faz­er uma dec­o­ração de quar­to infan­til unis­sex sem nen­hu­ma per­da, agradan­do a todos. As escol­has, nesse caso, devem ser pen­sadas mais ampla­mente, real­mente fora da “caixa”, bus­can­do por alter­na­ti­vas cria­ti­vas e inteligentes. Pode dar mais tra­bal­ho, mas os resul­ta­dos ficam super inter­es­santes.

Quarto infantil para diferentes idades

O primeiro pas­so para cri­ar um quar­to infan­til unis­sex é definir a idade das cri­anças:

Bebês de Berço

revista-dell-ambiente-decoaracao-quarto-infantil-unissex

Para cri­anças peque­nas e de colo, o primeiro quar­to vai ter que ter um berço. Além dis­so, cômodas e armários, uma cadeira de ama­men­tação e um tro­cador com área para ban­heir­in­ha. Depois dess­es itens bási­cos, o resto é dec­o­ração.

Nesse que­si­to podem entrar as cores amare­las e verdes em tons pastéis, até mes­mo um cin­za clar­in­ho fica inter­es­sante nas pare­des. O que vai deixar o quar­to com toques espe­ci­ais são os obje­tos de dec­o­ração, e aí, quan­to mais col­ori­do mel­hor.

Primeira caminha

Quan­do a cri­ança começa a crescer, é pre­ciso tro­car o berço pela cam­in­ha, para isso é necessário optar ou por uma cama inter­mediária que ain­da é menor que a cama de solteiro, ou já por uma cama de solteiro que vai durar até a ado­lescên­cia. Isso é uma escol­ha dos pais.

As camas menores têm diver­sos atra­tivos, pois geral­mente são parte da dec­o­ração. Elas podem apre­sen­tar difer­entes moldes, o que as deix­am super char­mosas. Hoje em dia, com a grande ofer­ta de MDFs é pos­sív­el cri­ar camas nos mais vari­a­dos mod­e­los, uma ideia unis­sex é em for­ma­to de ani­mais ou de nuvem. Nesse quar­to, a cri­ança já tem mais escol­has, pois a sua

per­son­al­i­dade está se for­man­do.

Além dis­so, ele tem que rece­ber todos os seus brin­que­dos e apre­sen­tar áreas de laz­er.

Nele é pos­sív­el colo­car caixas, uma mesin­ha, uma lousa ou out­ros brin­que­dos que o seu fil­ho ou fil­ha preferir. Como a cri­ança já começa a entrar no proces­so de alfa­bet­i­za­ção, você pode colo­car letras do alfa­beto e números nas pare­des. Além dis­so, é nes­sa hora que entra o val­or das artes, por isso a mesin­ha tem que estar equipa­da com vários lápis de cor, canet­inhas, giz de cera, tin­tas guache, papéis em bran­co e com desen­hos impres­sos.

Quarto montessoriano

revista-dell-ambiente-decoaracao-quarto-infantil-unissex

Esse tipo de quar­to é tam­bém uma filosofia de edu­cação, já que visa a um ambi­ente todo prepara­do para o desen­volvi­men­to do bebê e das cri­anças.

Nele tudo está ao alcance delas, com uma cama no chão e todos os out­ros obje­tos tam­bém no chão ou na altura de alcance fácil para elas.

Nesse tipo de quar­to é essen­cial apre­sen­tar alguns ele­men­tos, entre eles: o espel­ho, para que a cri­ança con­si­ga se recon­hecer, uma bar­ra

fixa, para aju­dar a cri­ança a se erguer soz­in­ha, um tapete, para desen­volver sen­sações e dar um sen­so de espaço e um armário baixo e com pou­cas opções, para a cri­ança escol­her suas próprias roupas. Esse é um tipo de quar­to total­mente volta­do para os bebês e para as cri­anças e não para os adul­tos. Isso tam­bém é tendên­cia e muitos estão aderindo a ela.

10 dicas para um quarto infantil unissex

Sep­a­ramos algu­mas dicas para facil­i­tar a dec­o­ração do quar­to infan­til unis­sex:

  1. Cores: escol­ha cores mais pastéis, pois elas deix­am as cri­anças mais cal­mas. Evite cores vibrantes. Além dis­so, aposte no amare­lo, no verde, no laran­ja, no roxo e no cin­za para fugir do azul e do rosa.
  2. Ilu­mi­nação: garan­ta uma boa ilu­mi­nação para o quar­to. Você tam­bém pode usar lâm­padas col­ori­das para diver­sos fins da cro­moter­apia, visan­do tam­bém ao bem-estar do seu filho/a.
  3. Crie um lugar espe­cial: o quar­to infan­til é o primeiro espaço das cri­anças no mun­do, por isso ele deve ser muito espe­cial e estim­u­lar o seu desen­volvi­men­to e a sua cria­tivi­dade, quan­to mais obje­tos para isso, mel­hor. Com­pre livros e brin­que­dos estim­u­lantes.
  4. Tex­tur­ize: Out­ra coisa é tam­bém colo­car difer­entes tex­turas, para estim­u­lar as sen­sações através de tapetes, de almo­fadas e tam­bém de apli­cações nas pare­des.
  5. Tudo ao alcance: lem­bre-se que mes­mo que o quar­to não seja no esti­lo montes­so­ri­ano, ain­da assim, é pre­ciso ao máx­i­mo deixar o quar­to da cri­ança bem acessív­el a ela. Ela pre­cisa con­seguir se virar soz­in­ha nele.
  6. Segu­rança: Esse é o que­si­to mais impor­tante, o quar­to pre­cisa ser seguro, então evite obje­tos que pos­sam que­brar e cor­tar, que são pon­ti­agu­dos ou que pos­sam ser engoli­dos.
  7. Não se esqueça do teto: o teto tam­bém faz parte da dec­o­ração e ele pode ser muito bem aproveita­do. As opções são inúmeras, mas as mais comuns são cri­ar um céu estre­la­do ou colo­car móbiles estim­u­lantes e col­ori­dos.
  8. Ade­sivos de parede: isso pode ser uma solução para quem gos­ta de mudar a dec­o­ração com fre­quên­cia, apli­can­do ade­sivos na parede é pos­sív­el mudar sem­pre o esti­lo do quar­to, e ir adap­tan­do aos gos­tos da cri­ança.
  9. Nichos: os nichos são estru­turas bem ver­sáteis, podem rece­ber inúmeros obje­tos e deix­am o quar­to bem dec­o­ra­do e orga­ni­za­do.
  10. Caixas: por fim, quar­to de cri­ança pre­cisa de caixas, são elas que vão evi­tar que as coisas fiquem no meio do cam­in­ho. Se você não gostar de caixas, pode colo­car baús ou tam­bém uma cama box. Ain­da há tam­bém os tapetes que viram sacos, óti­mas opções para a cri­ança levar os brin­que­dos para difer­entes áreas da casa e mon­tar seu tapete de brin­car.

5 outros brinquedos para quarto infantil

Quar­to infan­til é um espaço para além de dormir, tam­bém para a cri­ança brin­car, por isso há muitas opções de brin­que­dos, den­tre elas:

revista-dell-ambiente-decoracao-quarto-infantil-unissex
  • Cama caban­in­ha: há vários mod­e­los de cama caban­in­ha, des­de as mais sim­ples até as mais com­ple­tas.
  • Estante em for­ma de caste­lo ou cas­in­ha: esse tipo de estante serve tam­bém como caste­lo e cas­in­ha, o que é inter­es­sante para a cri­ança brin­car com os seus bonecos e com as suas bonecas.
  • Mini­co­z­in­ha: essa tam­bém é pos­sív­el encon­trar em plás­ti­co e em madeira.
  • Pisci­na de bolin­has:  há pisci­nas de vários taman­hos, des­de as mais peque­nas até as maiores.
  • Toca bar­ra­ca com túnel: esse brin­que­do é super­di­ver­tido e estim­u­lante e uma óti­ma opção para brin­car com um ou mais irmãozinho/amiguinho.
  • Escor­re­gador: colo­car um escor­re­gador na saí­da da cama ou ain­da à parte.

Ess­es brin­que­dos exigem espaço, por isso pense bem na orga­ni­za­ção do quar­to infan­til. Evite exageros e pense nos brin­que­dos que as cri­anças mais pref­er­em em cada faixa etária, você pode ir atu­al­izan­do ano a ano.

Outras ideias para quarto infantil

Além das 10 dicas bási­cas para dec­o­rar um quar­to infan­til, há tam­bém muitas out­ras ideias inter­es­santes, entre elas:

  • Use bem os can­tos: se o quar­to infan­til apre­sen­tar muitos can­tos, você pode aproveitar para cri­ar um can­tinho de leitu­ra.
  • Use os ares: se cri­ança já é grande, você pode usar os ares, colo­can­do uma cama no alto e usan­do escadas.
  • Parede para pin­tar: você pode pin­tar uma parede com tin­tas espe­ci­ais para desen­hos tan­to em giz como em canet­inhas.
  • Espaço atrás da por­ta aproveita­do um divi­sor com bol­sos de pen­durar: não deixe de usar a por­ta da cri­ança para tam­bém colo­car brin­que­dos.
  • Chão: o chão é o prin­ci­pal local que a cri­ança gos­ta de brin­car, por isso ele pre­cisa estar disponív­el, deixe um espaço aber­to com tapetes ou EVA col­ori­do.
  • Painel de tran­queiras: crie tam­bém um painel de tran­queiras, onde a cri­ança pode colo­car todas aque­las miudezas que ten­dem a ficar jogadas e espal­hadas pelo quar­to.

Quarto infantil = Ambiente Colorido e de Brincadeira

Por­tan­to, se você quis­er cri­ar um quar­to infan­til unis­sex, você vai pre­cis­ar usar e abusar das cores, crian­do assim um ambi­ente bem col­ori­do, com pin­turas e obje­tos ale­gres e cheios de vida. O quar­to tem que ser um ambi­ente diver­tido. Para ser unis­sex fuja dos estereóti­pos: car­ros para meni­nos e bonecas para meni­nas.

revista-dell-ambiente-decoaracao-quarto-infantil-unissex

Em adição, esse ambi­ente tem que ser um espaço para o desen­volvi­men­to int­elec­tu­al da cri­ança, onde tudo pas­sa a ser um estí­mu­lo. A cri­ança deve poder lit­eral­mente pin­tar o 7 lá.