Aparadores para sala: uma peça versátil e utilitária

VEJA ALGUMAS DICAS SOBRE COMO USAR, DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, OS APARADORES PARA SALA NA DECORAÇÃO DO SEU LAR

POR TAMIRES CRISCIO

s aparadores para sala vêm a cada dia gan­han­do mais espaço nas dec­o­rações dos lares brasileiros.

 

São muitas as pes­soas que estão desco­brindo as inúmeras fun­cional­i­dades de uma das peças mais ver­sáteis e util­itárias no mun­do da dec­o­ração.

 

Se você está em proces­so de dec­o­rar a sua casa e quer colo­car o que há de mais mod­er­no, difer­ente e orig­i­nal, opte por essa peça clás­si­ca e, ao mes­mo tem­po, ino­vado­ra.

 

Vamos aju­dar você a tirar o mel­hor proveito dos aparadores para sala, com muitas dicas e infor­mações!

Para que servem os aparadores para sala?

Os aparadores para sala são tam­bém con­heci­dos como bufê e têm origem france­sa.

Antiga­mente, eles eram uti­liza­dos ape­nas nas salas de jan­tar como for­ma de guardar as louças e de servir os pratos durante uma refeição.

Hoje é pos­sív­el encon­trar os aparadores em out­ras áreas da casa, tan­to na sala de estar como até mes­mo nos quar­tos e nos corre­dores.

Um aparador é um móv­el com taman­ho médio, estre­ito, com­pri­do e geral­mente com mes­ma altura de mesas de jan­tar.

O aparador tam­bém pode ter gave­tas, prateleiras e out­ros suportes para colo­car diver­sos tipos de obje­tos, depen­den­do do ambi­ente que irá com­por.

Além dis­so, o aparador pode vir com estru­turas ao lon­go de toda a sua altura, as quais per­mitem a orga­ni­za­ção de obje­tos e tam­bém o rece­bi­men­to de ban­cos e puffs.

 Se usa­do estrate­gi­ca­mente, pode traz­er muito esti­lo para a sua casa!

Como posicionar os aparadores para sala?

Os aparadores para sala, orig­i­nal­mente, ficavam encosta­dos em uma parede em frente à mesa de jan­tar. Hoje, podem ser posi­ciona­dos atrás dos sofás, em corre­dores e tam­bém em pare­des livres.

Como são mais finos, os aparadores são óti­mos para espaços pequenos e podem ser encaix­a­dos sem prob­le­mas. Eles tam­bém podem ser posi­ciona­dos para garan­tir a divisão de um ambi­ente.

Quais são os tipos de aparadores para sala?

Há diver­sos tipos de aparadores para sala e podem ser encon­tra­dos em vários taman­hos, cores e mate­ri­ais.

É pos­sív­el encon­trar aparadores tan­to mais anti­gos como mais mod­er­nos e isso vai depen­der do esti­lo que você quer dar para o ambi­ente.

Os aparadores para sala tam­bém podem ser trans­for­ma­dos, depen­den­do da util­i­dade a que o móv­el servir. Você encon­tra aparadores de vidro, madeira, acríli­co, met­al, entre out­ros mate­ri­ais.

Na sala, alguns usos per­mitem uma des­ti­nação ao móv­el, tais como suporte para os por­ta-retratos da família, para vasos de plan­tas, um mini­bar ou ain­da como suporte para quadros que não são pre­ga­dos na parede.

Os aparadores para sala mais sim­ples apre­sen­tam ape­nas um tam­po e com­bi­nam com a dec­o­ração de caráter min­i­mal­ista.

Já os aparadores mais com­plex­os, com por­tas e divisórias, são exce­lentes para quem tem mui­ta coisa para guardar e facili­ta a orga­ni­za­ção do ambi­ente.

Os aparadores de sala em vidro cri­am um con­traste inter­es­sante, desta­can­do ain­da mais a peça no ambi­ente.

Dicas de decoração de aparadores para sala

Minibar

Uma das ideias para quem gos­ta de rece­ber ami­gos em casa é faz­er do aparador para sala um mini­bar. Lá você pode posi­cionar difer­entes gar­rafas de bebidas, como tam­bém copos e taças.

Cafeteria

A cafe­te­ria tam­bém é uma boa ideia para aproveitar os aparadores para sala. Você pode colo­car uma bela máquina de café expres­so, com as cáp­su­las, e tam­bém as xícaras, facil­i­tan­do o proces­so de servir o cafez­in­ho para as vis­i­tas.

Galeria de Arte

Out­ra ideia é faz­er dos aparadores para sala uma espé­cie de gale­ria de arte, na qual você real­iza uma curado­ria com as obras de arte que mais lhe agra­dem e, dessa maneira, todos os obje­tos que rep­re­sen­tam a sua per­son­al­i­dade e a sua iden­ti­dade estarão em um mes­mo local.

Estação de Música

Com a vol­ta das anti­gas tec­nolo­gias, out­ra ideia é faz­er dos aparadores de sala uma espé­cie de estação musi­cal, na qual você pode colo­car um toca-dis­cos retrô e deixar os seus álbuns de músi­cas favoritos todos jun­tos.

Recanto da Natureza

Por fim, uma últi­ma ideia é faz­er do aparador para sala, um lugar de colo­car diver­sas plan­tas e vasos. O ide­al é usar um aparador de vidro e faz­er uma com­posição com difer­entes tipos de plan­tas. O visu­al fica lin­do.

Composição ao redor dos aparadores de sala

Composição ao redor dos aparadores de sala

As peças ao redor dos aparadores de sala tam­bém vão influ­en­ciar no obje­ti­vo, por isso, você pode colo­car poltronas, puffs e cadeiras, como tam­bém vasos de plan­tas.

Out­ra ideia é faz­er dos aparadores de sala uma mesa de tra­bal­ho, o que fica super mod­er­no den­tro do quar­to.

Ao redor do aparador, e para val­orizá-lo ain­da mais, invista em pare­des col­ori­das, com tex­turas ou papéis de pare­des.

Você tam­bém pode cri­ar na parede do aparador de sala, posi­cio­nan­do quadros de diver­sos taman­hos e for­matos, elab­o­ran­do uma com­posição úni­ca.

Composição dos aparadores de sala no corredor

Os aparadores de sala ficam óti­mos em corre­dores, sendo uma exce­lente opção de móv­el, inde­pen­dente das dimen­sões do ambi­ente.

Se você tiv­er bas­tante espaço, opte por um aparador mais sim­ples, já se for o con­trário, opte por um que o aju­dará a deixar a casa orga­ni­za­da.

Esper­amos que esse arti­go ajude a dec­o­rar a sua casa com os aparadores de sala!