Sempre em alta, madeira é destaque em mostras brasileiras de decoração

Tons são utilizados nos mais diversos ambientes e trazem sensação de conforto

POR GABRIEL CARDOSO & DIVULGAÇÃO

A madeira está pre­sente na arquite­tu­ra e na dec­o­ração há sécu­los. É uma matéria-pri­ma uti­liza­da por artis­tas, arquite­tos e design­ers que garante sofisti­cação e aconchego aos mais diver­sos tipos de ambi­entes. Ao lon­go dos anos vem sendo repag­i­na­da e é encon­tra­da em obje­tos de dec­o­ração, pare­des, pisos, for­ros, janelas e em reves­ti­men­tos.

Para quem está plane­jan­do a dec­o­ração da casa ou aparta­men­to, a dica é exper­i­men­tar. Apos­tar em com­posições nos móveis, obje­tos e deix­am o lar con­fortáv­el aos sen­ti­dos. Neste ano, a madeira está pre­sente em difer­entes mostras de dec­o­ração no Brasil. É o caso da CASACOR São Paulo e CASACOR Paraná. Veja alguns exem­p­los e inspire-se para dar per­son­al­i­dade aos espaços da casa:

Modern House Karsten

O ambi­ente em car­taz na CASACOR Paraná é um loft inte­gra­do com tons amadeira­dos na com­posição. “O con­ceito é um loft todo inte­gra­do com a natureza, para pes­soas que gostam de morar bem e apre­ci­am obras de arte. São 115 m² com ambi­entes sofisti­ca­dos como quar­to, clos­et e ban­heiro”, desta­ca a arquite­ta respon­sáv­el pela Mod­ern House Karsten, Mar­i­ana Paula Souza.

Na área da coz­in­ha, os tons amadeira­dos gan­ham destaque, assim como no ban­heiro. Para aju­dar na com­posição, foram uti­liza­dos os panos de copa e guardana­pos da lin­ha Mesa Karsten. Os jogos amer­i­canos exclu­sivos foram con­fec­ciona­dos no teci­do Rug da coleção Ekko, que desta­ca a del­i­cadeza e dá um toque arte­sanal com proces­so de fiação que leva cas­ca, fol­ha e caule da flor do algo­dão.

O tom madeira nat­ur­al de frei­jó traz brasil­i­dade ao décor. Entre o mar­rom-doura­do a mar­rom-escuro, a madeira faque­a­da gan­ha design cheio de per­son­al­i­dade.

No espaço assi­na­do pelo arquite­to Marce­lo Salum na CASACOR São Paulo, o piso é um dos com­po­nentes que enal­tece a madeira. A com­posição ficou por con­ta dos pro­du­tos da Karsten Decor. “A pro­pos­ta na min­ha estreia da CASACOR São Paulo foi faz­er o loft usan­do o alter ego do meu escritório em uma sutil hom­e­nagem a cidade de São Paulo – que casou super bem com todos estes tons da Karsten Decor. Os pro­du­tos vão des­de o teci­do de parede até os sofás, poltronas e cabe­ceira de cama”, desta­ca o arquite­to Marce­lo Salum.

Em 65m², a pais­agem paulis­tana é sug­eri­da nas pare­des do espaço “Algu­ma coisa acon­tece no meu coração…”, que inter­calam cin­za e verde. Nos teci­dos da coleção Tex­turas, Karsten Decor, foram bor­da­dos tre­chos de canções de Chico Buar­que e Cae­tano Veloso.